Roberto Sobrinho ressaltou que as ações da prefeitura tem sempre o sentido de inclusão social e de acesso à cidadania.
Durante a inauguração da sede da Secretaria Municipal de Esportes (Semes) na última sexta-feira, o prefeito Roberto Sobrinho lançou oficialmente o projeto Escolinhas de Iniciação Esportiva, a primeira versão dos Jogos Para-desportivos de Porto Velho, a acontecer de 3 a 7 de agosto deste ano. Na ocasião, o diretor do Sesc, João Bosco, entregou à primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, o troféu Dia do Desafio, pelo primeiro-lugar conquistado por Porto Velho na competição internacional de atividades físicas, no dia 25 de maio deste ano, quando cidades de vários países disputaram diversas modalidades desportivas, simultaneamente.
O Dia do Desafio tem o aval da Unesco (órgão das Nações Unidas), e no Brasil é coordenado pelo Sesc com o apoio das prefeituras. O programa é um incentivo à prática de atividades físicas, visando melhorar a saúde da população. Porto Velho conseguiu mobilizar 106.302 pessoas, o equivalente a 31,76% dos habitantes da capital, enquanto a cidade concorrente, Santiago de Sucro (no Peru), atraiu apenas 9,75%, totalizando 24.374 pessoas.
Roberto Sobrinho ressaltou que as ações da prefeitura, em todos os campos, tem sempre o sentido de inclusão social e de acesso à cidadania. O prefeito lembrou que mesmo sem orçamento adequado e superando adversidades, o secretário de Esportes, Francisco Batista Pantera, e sua equipe, tem sido criativo e dinâmico, obtendo patrocínios e atuando com muita raça na organização dos eventos.
O prefeito distribuiu kits com bolas, camisetas e material esportivo para as seguintes escolinhas: Associação dos Moradores do bairro Nacional; Associação dos Moradores do bairro Socialista, Associação dos Amigos do bairro Embratel, Associação dos Moradores do bairro JK, administração do Distrito de Calama e administração do Distrito de Jacy-Paraná; bairro Areal, na modalidade Futsal, com o professor Egildomar Fernandes; Sest-Senat, na modalidade natação, com a professora Alda Cristina; bairro Areal, na modalidade basquete, com o professor Marcus Arturo; bairro Nova Floresta, na modalidade futebol, monitor Francisco Raimundo; bairro Esperança da Comunidade, na modalidade futebol e futsal, com o monitor Célio Simplicio; e noi Sest-Senat, na modalidade karatê.
O secretário Pantera informou que estão previstos para este ano os seguintes eventos: Festival de Fortaleza de Abunã, nos dias 23,24 e 25 de setembro; Festival de Belmont, nos dia 9 e 10 de setembro; Meia Maratona de Porto Velho, no dia 2 de outubro; Festival de Praia em Jaci-Paraná, nos dias 27 e 28 de agosto próximo. Pantera revelou ainda que está articulando junto ao Basnco da Amazônia, patrocínio para o projeto atleta do futuro a ser anunciado ainda neste ano.
Estiveram presentes a cerimônia os secretários José Carlos Gadelha (Semdes), Marcelo Fernandes (Semusp), Fernanda Kopanakis (Semur), Mario Sergio Teixeira (EMDUR), Silas Rosa (Semusa), Mario Santiago Lima (Coord. de Mulheres), vereador José Wildes, vedreador Ted Wilson e deputado federal Eduardo Valverde.
Primeira dama recebe troféu dia do desafio
08/Jul/2005 - 02:08