Roberto Sobrinho anunciou durante a reunião, investimentos na abertura e recuperação de estradas, transporte e saúde.
Líderes de várias linhas agrícolas dos assentamentos Joana Darc I, II e III, na zona rural de Porto Velho, onde vivem cerca de mil famílias de produtores rurais, foram recebidos pelo prefeito Roberto Sobrinho na tarde desta quarta-feira, na capital. Suas principais reivindicações foram abertura e recuperação de estradas, transporte escolar e assistência à saúde.
Roberto surpreendeu os agricultores ao explicar que uma equipe de técnicos da prefeitura vem trabalhando nos assentamentos há vários dias, e que o projeto de abertura e recuperação de estradas já está pronto. Esclareceu também que a licitação da obra será realizada no próximo dia 18, e acrescentou que o início das obras só está dependendo da confirmação de um convênio com o Incra.
O secretário de obras, Ubiratan Pereira, e o engenheiro responsável pelo projeto, Emanuel Piedade explicaram que a prefeitura irá investir R$ 941.828 mil em 80 km de estradas, construção de pontes e colocação de bueiros, sendo que desse montante, R$ 94 mil se referem à contra partida do município.
Ainda de acordo com o projeto, a prefeitura vai atuar em duas frentes de trabalho uma da Linha 13 até a 17 e outra do início do assentamento até a Linha 11, que são os trechos mais críticos. Estamos envidando todos os esforços para que os trabalhos comecem agora no mês de agosto, disse o prefeito.
Educação
Após explicar que a prefeitura dobrou o número de estudantes que estão sendo beneficiados com o transporte escolar, de 3 mil na gestão anterior para 6 mil em sua administração, Roberto disse aos líderes rurais que a prefeitura já está tomando as providências no sentido de licitar o transporte que atenderá cerca de 120 alunos daquela comunidade que estudam no período da tarde, uma vez que a turma da manhã já dispõe do benefício. Até que o trâmite da licitação seja concluído, o prefeito pretende disponibilizar dois microônibus da Semed para atender os estudantes.
Saúde
Roberto se comprometeu em ampliar o Plano de Saúde Familiar nos assentamentos, implantando um novo posto de atendimento, inclusive com a presença de um microscopista para a realização de exames da malária, doença que tem castigado os agricultores. Explicou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já concluiu levantamentos para contratação de novos profissionais em regime emergencial, os quais irão atender os assentamentos Joana Darc e outras comunidades rurais do município.
Agradecimentos
Os agricultores ficaram satisfeitos com a atenção que o prefeito dispensou a eles, agradeceram pelo empenho de toda a sua equipe e o elogiaram pelas conquistas nesses primeiros seis meses de administração. Confiamos na sua força de vontade e na sua capacidade, disse o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Joana Darc III, Domingos Mendes da Silva.
Prefeito recebe agricultores e confirma benefícios para assentamentos
07/Jul/2005 - 08:24