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Programas "Acelera" e "Se Liga" corrigem fluxo escolar na rede municipal de ensino

06/Jan/2011 - 07:00

  projeto_acelera_site_3A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed) e da divisão de Ensino Fundamental (Diefun) estabeleceu parceria com o Ministério de Educação (MEC) e com o Instituto Ayrton Senna, para desenvolver os programas que corrigem o fluxo escolar, como o "Se Liga e o Acelera Brasil". Segundo Anelisa Veloso de Souza, Chefe da Diefun/Semed, o objetivo dos programas é buscar os alunos que estão atrasados na escolaridade, com a garantia da aprendizagem e o avanço nas séries atrasadas. "O objetivo do Programa Se Liga, é alfabetizar alunos de 9 a 14 anos, matriculados do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já o Programa Acelera Brasil é destinado aos jovens já alfabetizados e tem como objetivo corrigir o fluxo escolar dos alunos de 9 aos 14 anos, garantindo que eles vão aprender e ao mesmo tempo, adiantar as séries que ainda não fizeram. Ambos os programas são de correção de fluxo, isto é, só podem participar deles alunos que estejam com distorção idade-série", explicou.

 projeto_acelera_site_1  Ainda de acordo com Anelisa, a prefeitura de Porto Velho adotou a correção de fluxo como ação prioritária para garantir o sucesso da política de qualificação da aprendizagem da rede de ensino do município e em 2010 iniciou o processo que já tem resultados positivos. "Com esta ação, a Semed pretende corrigir gradativamente, o fluxo escolar nas escolas de sua rede. Para implementação do Programa foram selecionadas, inicialmente sete escolas, considerando os seguintes critérios: a existência de maior demanda dos alunos com defasagem idade-série no mínimo dois anos, que sejam alfabetizados ou não-alfabetizados e disponibilidade de espaço físico para abertura de turma", destacou.

   As Escolas Estela Compasso, Maria Izaura, Wadih Darwich Zacarias, Chapeuzinho Vermelho, Manoel Aparício, Ulisses Soares e Maria Casarotto foram selecionadas como experiência piloto em 2010. "Com os resultados positivos os programas deverão ser estendidos para outras acelera_topo3unidades", disse.

Diagnóstico

   Os diretores das Escolas selecionadas participaram no final de 2009, de uma reunião para apresentação dos Programas e orientações quanto à aplicação do teste diagnóstico para o agrupamento das turmas. Cada gestor fez um levantamento dos alunos que apresentam distorção idade-série, com no mínimo dois anos; houve aplicação do teste diagnóstico apenas para os alunos nesta situação; na sequência, identificação dos alunos alfabetizados e não-alfabetizados. Terminado todo o processo de seleção foi dado inicio ao programa.

Por: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry e Divulgação

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