
Ainda de acordo com Anelisa, a prefeitura de Porto Velho adotou a correção de fluxo como ação prioritária para garantir o sucesso da política de qualificação da aprendizagem da rede de ensino do município e em 2010 iniciou o processo que já tem resultados positivos. "Com esta ação, a Semed pretende corrigir gradativamente, o fluxo escolar nas escolas de sua rede. Para implementação do Programa foram selecionadas, inicialmente sete escolas, considerando os seguintes critérios: a existência de maior demanda dos alunos com defasagem idade-série no mínimo dois anos, que sejam alfabetizados ou não-alfabetizados e disponibilidade de espaço físico para abertura de turma", destacou.
As Escolas Estela Compasso, Maria Izaura, Wadih Darwich Zacarias, Chapeuzinho Vermelho, Manoel Aparício, Ulisses Soares e Maria Casarotto foram selecionadas como experiência piloto em 2010. "Com os resultados positivos os programas deverão ser estendidos para outras unidades", disse.
Diagnóstico
Os diretores das Escolas selecionadas participaram no final de 2009, de uma reunião para apresentação dos Programas e orientações quanto à aplicação do teste diagnóstico para o agrupamento das turmas. Cada gestor fez um levantamento dos alunos que apresentam distorção idade-série, com no mínimo dois anos; houve aplicação do teste diagnóstico apenas para os alunos nesta situação; na sequência, identificação dos alunos alfabetizados e não-alfabetizados. Terminado todo o processo de seleção foi dado inicio ao programa.
Por: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry e Divulgação