
Posteriormente, o sinal será expandido à população para o acesso a internet grátis, via wireless (sem fio), que terão direito os contribuintes que pagarem em dia o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e que estiverem cadastrados no site da prefeitura. "No novo sistema serão conectados primeiramente as instituições municipais. Mas o serviço só ficará disponível para os órgãos que têm sede própria. Os que funcionam em imóveis alugados, mesmo estando localizados por onde passará a rede, não serão conectados. Isso para evitar desperdício de dinheiro. Como o prédio é alugado esse órgão está ali provisoriamente", explicou o engenheiro civil Aldino Brasil de Souza, assessor Executivo Especial da secretaria municipal de Administração (Semad).
Serão 33 quilômetros da rede de fibra ótica que será instalada na cidade. O cabo utilizado é o de 24 fibras, que de acordo com Aldino Souza, supre a necessidade atual da prefeitura e ainda mantém uma reserva para atender as demandas futuras. Nessa primeira etapa serão conectadas a rede de fibra ótica a Semad, Semfaz, CGM, Sempla, Ipam, maternidade Mãe Esperança, Semtram, Emdur, Semob, Escola Joaquim Vicente Rondon, gabinete do Prefeito, Semdestur, Junta Militar e biblioteca Francisco Meireles.
O assessor especial da Semad adiantou ainda, que a instalação representará uma redução de custo de aproximadamente R$ 100 mil mensais aos cofres do município. Esse é o valor aproximado que a prefeitura paga a empresa de telefonia que mantém o sistema atual utilizado.
O secretário municipal de Administração, Joelcimar Sampaio, lembrou que a rede de fibra ótica, além da redução do custo, oferecerá mais qualidade na transmissão de dados e segurança. "O sistema será operado pela Semad e não por uma operadora externa. O que nos dá a garantia da inviolabilidade do sistema por hakers", disse.
A rede prevê ainda a instalação de quatro torres de transmissão. A primeira torre será instalada na Maternidade, onde funcionará como uma central de operação. As restantes serão instaladas na Semtran, Semob e na Escola Joaquim Vicente Rondon. A rede terá dois pólos de irradiação. O primeiro na freqüência de 5.8 GHz, será de uso exclusivo dos órgãos municipais. O Segundo de 2.4 GHz, será disponibilizado à população para o acesso à internet gratuita.
Por Joel Elias
Fotos: Frank Néry