
Disponibilizado no formato PDF, o e-book, revisado e atualizado pelo auditor do Tesouro Municipal, Hugo de Oliveira França Filho, pode ser baixado pelo site da prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br) na pasta Legislação da Fazenda e brevemente na home page da Semfaz (www.semfazoline.com).
O Manual de Utilização do Portal Semfazonline versão 1.1 foi criado por meio de uma resolução (n0 06/2010 — GAB/Semfaz, de 20 de setembro), que determina ao Departamento de Administração Tributária (DAT) e a Assessoria Técnica (Astec) da Semfaz, a responsabilidade pela atualização do documento toda vez que houver essa necessidade.
O grande número de acessos aos serviços disponibilizados on line pela secretaria motivou a elaboração do Manual, informou a secretária em exercício, Ana Cristina Cordeiro. "A procura por esses serviços na internet tem crescido muito. Então, levando em consideração a necessidade de continuar oferecendo facilidades aos usuários na utilização dos serviços do portal Semfazonline, foi planejado esse manual, construído de uma forma bem didática para esclarecer e orientar os internautas como se deve proceder para quando necessitar fazer uso de algum deles", disse a secretária.
On line
Um levantamento feito pela secretaria revela esse interesse do contribuinte pelos serviços on line disponibilizados pela Semfaz. A pesquisa mostra que de janeiro até o último dia 28 de setembro, o volume dos serviços prestados pela secretaria via internet já computava a 91.170 acessos.
O mais procurado é a Certidão Negativa que atingiu 41.620 solicitações de emissão. Em seguida o ISS retido (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), com 25.268 guias emitidas; ISS mensal (6.847 emissões); Taxa de Lixo (5.262) e o Imposto Predial, com 5.149 emissões.
No levantamento ainda não está computado a procura pelo Alvará Provisório on line lançado e que está no ar desde o último dia 24 de setembro. "Este é o mais novo serviço que a prefeitura de Porto Velho está disponibilizando aos contribuintes municipais. É uma ferramenta que visa não só facilitar o acesso ao processo de abertura de micro e pequenas empresas, mas também agilizar um serviço que hoje demanda um longo tempo, porque o contribuinte precisa procurar vários órgãos para conseguir regularizar seu empreendimento", explicou Ana Cristina.
No Manual de Utilização do Portal Semfazonline versão 1.1, a pessoa interessada encontrará todo o procedimento que deve adotar para ter acesso aos serviços, como emissão do carnê do Imposto Predial, Territorial Urbana (IPTU) — assim como a segunda via do documento — Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Certidão Negativa de Pessoa Jurídica, Nota Fiscal Avulsa, Gim/GIMCR e atualização da versão de programas. O manual traz ainda uma seção de pergunta/respostas com as dúvidas mais recorrentes.
Por Joel Elias
Fotos: Medeiros & Edição