será responsável pela construção do Centro Político Administrativo (CPA) do município de Porto velho. Orçado em R$ 38 milhões, a obra será executada através de um convênio assinado entre a prefeitura e o Banco do Brasil. A realização da concorrência pública foi confirmada pelo secretário municipal de administração, Joelcimar Sampaio da Silva, que adiantou a previsão de conclusão da obra para os próximos dois anos. "A construção desse Centro Administrativo ou nova sede da prefeitura de Porto Velho, será um conjunto arquitetônico único que abrigará as secretarias de administração (SEMAD), fazenda (SEMF
AZ), planejamento (SEMPLA), procuradoria (PGM), controladoria do município (CGM) e o gabinete do prefeito (GP), em espaços com toda a infraestrutura de apoio necessários à realização das atividades dessas instituições", explicou o secretário.
infraestrutura moderna de instalações e equipamentos. O terreno onde será construído o CPA do município fica próximo à maternidade municipal e do Ipam, onde funcionava a secretaria municipal de obras (Semob). Depois de concluído, o complexo terá 12.016 metros quadrados de área construída. Serão dois pavimentos. No térreo serão instaladas as secretarias municipais de administração (Semad) e fazenda (Semfaz), um auditório para 200 lugares, espaço multiuso para mil pessoas, recepção/circulação, lobby e estacionamento.
No pavimento superior funcionará o gabinete do prefeito, outros departamentos da Semad, secretaria municipal de planejamento e gestão (Sempla), procuradoria geral (PGM) e a controladoria geral do município (CGM). Haverá ainda no subsolo, um estacionamento para 151 veículos. Somados os funcionários dos cinco órgãos, trabalharão no complexo administrativo um total de 834 servidores, distribuídos nas diversas secretarias: Semfaz (251 funcionários), Semad (350), Sempla (93), gabinete do prefeito (50), PGM (54) e CGM (36).
Para o secretário Joelcimar Sampaio, com o funcionamento do CPA, os contribuintes que necessitarem dos serviços desses órgãos serão atendidos com mais agilidade. "A idéia é justamente para facilitar a vida do usuário. Hoje os serviços oferecidos pela prefeitura estão espalhados por várias secretarias, com endereços diferentes. Com o complexo administrativo funcionando, o contribuinte ganhará mais tempo porque ele sairá com seu processo da Semfaz, por exemplo, e poderá no mesmo prédio dar entrada na PGM. Por isso foram escolhidos esses cinco órgãos para funcionar no complexo porque têm atividades afins", explicou o secretário.
Por: Joel Elias
Fotos: Medeiros / Projeto Gráfico