Dentro da política de valorização da saúde do servidor municipal, a prefeitura de Porto Velho, através da Funescola, realiza atividades de ginástica e massagem laboral em todas as secretarias municipais. O trabalho coordenado pela professora de educação física, Maiara Resky, começou na tarde desta quarta-feira e atendeu inicialmente os funcionários da secretaria municipal de administração (Semad). Em seguida foram os servidores lotados no conselho municipal de educação e gabinete do prefeito.
Maiara Resky, explica que as atividades consistem num conjunto de práticas de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, cujo objetivo é atuar de forma preventiva nas doenças ocupacionais e melhorar a qualidade de vida do servidor. "Essas moléstias estão diretamente relacionadas às atividades desempenhadas pelo trabalhador ou às condições de trabalho que são submetidos".
As doenças mais comuns, de acordo com a professora, são as lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho (Dort). "Esses distúrbios, englobam cerca de 30 doenças, entre elas a tendinite (inflamação de
tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões)". Acrescenta que as LER/Dort são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e nervos.
Benefícios
Sessões com duração de 15 minutos serão realizadas nas secretarias, sempre as segundas e quartas-feiras. Dentre os benefícios oriundos das atividades, Maiara Resky, cita o reforço da auto-estima, aumento da circulação sanguínea na estrutura muscular, melhora da flexibilidade, redução nos níveis de stress, promoção da integração social e melhoria da condição de saúde em geral.
A ginástica laboral será feita através de alongamentos, exercícios de relaxamento, exercícios compensatórios e de respiração, dinâmicas de grupo, palestras informativas, massagem laboral e massagem quick. "Além de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, a ginástica laboral fará com que esses servidores ofereçam melhores serviços à população", avalia a diretora pedagógica da Funescola, Josinéia Rodrigues.
Inscrição
Para participar, os servidores interessados deverão fazer a inscrição e preencher o termo de responsabilidade, devidamente autorizado pelo chefe imediato e entregá-lo via ofício na Funescola. Os servidores também poderão participar da massagem laboral, que será agendada previamente com a própria coordenadora do programa, Maiara Resky.
Os inscritos deverão ficar atentos ao cronograma que será divulgado posteriormente. Maiores informações pelo fone 3901-2895 ou no e-mail funescolapmpv@hotmail.com.