A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, que mantém o Sine Municipal, está recebendo em média diária, 100 pessoas em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Os profissionais que procuram o Sine Municipal têm toda gama de qualificação, desde o informal até o profissional autônomo. O Atendimento a estas profissionais é realizada na sede do Sine Municipal na Rua José do Patrocínio, 852, Centro, através da Divisão de Capacitação.
"A nossa tarefa central é fazer a intermediação entre o candidato a emprego com o empregador. Nós recebemos e cadastramos o candidato, e consultamos nosso banco de dados, se havendo alguma vaga para ele de imediato nós o direcionamos, para a entrevista de emprego", explicou Rosiane Morae, chefe de divisão de trabalho.
O Sine Municipal não negocia salários e nem vantagens, ou quaisquer formas de acordo trabalhistas com o candidato ao emprego, toda negociação é feita diretamente na empresa. De acordo com os dados do próprio Sine Municipal, a colocação no mercado de trabalho local está em média mensal de 210 profissionais, "não colocamos mais principalmente por falta de qualificação da mão de obra. A cada dia o mercado está mais exigente, e graças à parcerias que a Prefeitura de Porto Velho vem desenvolvendo com várias instituições, estamos conseguindo ampliar esta capacidade de incluir no mercado mais trabalhadores", disse João Marcos, Diretor Geral de Departamento.
Vagas
O Sine Municipal fez parcerias com diversas mídias para a divulgação da vagas de emprego. As vagas podem ser pesquisadas através do oficial da Prefeitura de Porto Velho (www.prefeitura.ro.gov.br) e outros sites locais. Nas rádios AM e FM, nos jornais periódicos e televisões são feitas inserções diárias.
Cadastro
Para o profissional que pretende através do Sine Municipal conseguir uma vaga no mercado de trabalho, ele deve levar os documentos pessoais: Carteira de Trabalho original, e fotocópias do Registro Geral (RG). Em seguida é realizado o cadastramento e, posteriormente, o encaminhamento para vagas de emprego que sejam compatíveis com o perfil do candidato.
Empresário e o empregador podem oferecer vagas em suas empresas através dos telefones 3901-3182 e 3901-3181. Poderá também comparecer ao Sine Municipal e fornecer as informações sobre o perfil desejado do trabalhador para ocupar a vaga disponível em sua empresa ou sua residência.
Serviços
O Sine Municipal também faz a emissão de CTPS, caso o trabalhador não possua ou tenha perdido a sua CTPS, através de um convênio com a Delegacia Regional do Trabalho, pode emitir uma nova carteira. Outro serviço prestado é a habilitação ao Seguro Desemprego, também realizado em parceria com o Ministério do Trabalho.
A qualificação de mão-de-obra é uma preocupação constante do Sine Municipal, para isto foi criada a divisão do Departamento do Trabalho de Preparação de Mão-de-Obra, que tem como objetivo qualificar e requalificar trabalhadores de baixa renda e escolaridade. É indicada para jovens que almejam o primeiro emprego, trabalhadores autônomos em geral.
A qualificação profissional é executada por cursos em parcerias com organizações e entidades não-governamentais (ONGs) que atuam na área de profissionalização. Todos os serviços são inteiramente gratuitos para trabalhadores e empresários e empregadores.