A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semtran) está capacitando desde abril deste ano, 52 novos agentes de trânsito para que fiscalizem e controlem o trânsito nas ruas de Porto Velho. No momento, os agentes estão sendo especializados através de instruções práticas para poderem emitirem e assinarem os autos de infração que venham a ser gerados. A primeira turma de 12 agentes já está apta a realizar todas as tarefas que o cargo requer, e uma outra turma de 16 agentes está em formação, e assim será feito com todos os agentes de trânsito.
No momento a Semtran está fazendo a transição dos antigos agentes portariados para os novos agentes recém capacitados. Estes últimos serão portariados brevemente e automaticamente os antigos deixarão a função de assinar os autos de infração. "A finalidade primeira dos novos agentes nas ruas de nossa cidade é de orientar os motoristas e pedestres no trânsito para que tenhamos um trânsito seguro e fluente. O papel deles é evitar que autos de infração sejam gerados, através de uma abordagem preventiva aos condutores de veículos.
O auto de infração é uma das ferramentas de trabalho dos agentes e não a principal. Como parte do treinamento dos novos agentes, ocorre por eles, o preenchimento de algumas infrações que são verificadas pelos supervisores no local do fato. E na necessidade da real aplicação da multa, esta é expedida pelo supervisor que acompanhou a ação do agente, finalizando assim, o treinamento assinando o auto", explicou a secretária municipal de Trânsito e Transportes, Fernanda Moreira.
Integração
O cargo de agente municipal de trânsito foi criado recentemente pelo prefeito Roberto Sobrinho para melhorar o trânsito de Porto Velho, já que está sofrendo mudanças rápidas em relação à quantidade de veículos e pessoas nas ruas da cidade. Para que os novos agentes possam trabalhar com mais segurança e naturalidade, todos estão nas ruas da capital para se integrarem ao cenário urbano e possibilitar assim, que os condutores de veículos e os pedestres se familiarizem com eles.
"Esta é uma medida importante para que os novos agentes possam ser reconhecidos nas vias públicas e o trabalho deles respeitado. Como parte desta ação está o uso da nova farda deles que é diferente da farda de policial militar de trânsito. Também estão ficando em pontos estratégicos onde possam ser visualizados facilmente na sociedade, como nas faixas de pedestres em frente às escolas; nos cruzamentos de vias com maior fluxo de veículos e também realizando blitz, participando de campanhas entre outras medidas. Tudo isto para que aprendam como falar com o motorista, como dar uma orientação, como tirar dúvidas, como achar a melhor solução em uma situação de acidente, por exemplo, e claro como e quando preencher corretamente um auto de infração", esclareceu Fernanda Moreira.
Os agentes de trânsito têm uma carga horária de trabalho de 40 horas semanais, e trabalham 6 horas em dias normais de serviço, quando se faz necessário a escala deles é passada para 12 horas de serviço, com descanso de 24 horas. "Esta extensão de horário está prevista na lei que criou o cargo e a função dos agentes de trânsito, e neste momento específico estão tirando as 12 horas de serviço por causa da Expovel, e sempre que houver necessidade desta convocação será realizada para que o trânsito da cidade seja mantido o mais seguro e orientado possível", apontou Fernanda.
A secretária da pasta, destaca que a maioria absoluta dos novos agentes de trânsito está atendendo muito bem ao treinamento e vão levar à sociedade aquilo que o município espera, que é a paz e a segurança no trânsito. "O aproveitamento deles está realmente acima do esperado devido à dedicação e esforço de todos para serem agentes municipais de trânsito responsáveis", destacou Fernanda Moreira.