A prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reinaugura neste sábado, (22) a Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro, no assentamento Joana D'Arc, onde a Semed conta com três escolas e atende cerca de 400 alunos. A escola está localizada no lote 172 da linha 15 e atende 19 alunos em turmas multisseriadas do primeiro ao quinto ano. O novo prédio substitui outro que era construído em madeira.
Segundo a secretária de Educação, Fátima Ferreira, quando o prefeito Roberto Sobrinho assumiu a administração municipal havia um grande número de crianças e jovens fora da sala de aula no assentamento e apenas uma escola de madeira. Para sanar o problema, a prefeitura elaborou um planejamento e hoje a Semed atende 400 alunos e conta com três escolas no local: a José de Freitas, a Flor do Amazonas e a 15 de Novembro.
A Escola 15 de Novembro foi implantada em 2005, como extensão da EMEF Gonçalo Crispim, para atender a demanda local. A escola conta com uma sala de aula, sala de direção, sala de secretaria escolar, cozinha, despensa, pátio coberto e banheiros. A obra custou R$ 178 mil e foi financiada com recursos do Programa de Apoio Financeiro a Escolas Municipais (PROAFEM), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE).