Escolas de todas as regiões da zona rural de Porto Velho estão recebendo melhorias e algumas ganhando prédios novos. Localidades como Jatuarana e Riacho Azul terão escolas próprias. Os investimentos da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação (Semed), não são apenas na questão física, estendem-se aos profissionais e, por conseqüência, ao alunado. Em toda a área rural de Porto Velho há 11.269 alunos atendidos pela Semed, sendo 376 da Educação Infantil, 9.710 do Ensino Fundamental e 1.183 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A secretária de Educação, Fátima Ferreira, destaca o Programa Integrando Saberes em que os alunos têm o tempo na escola estendido. Dentro deste programa há o Mais Educação que desde 2008 já atendeu mais de 8,1 mil alunos com atividades no contraturno. Este ano, 2.633 crianças e adolescentes de 12 escolas de distritos do eixo da BR-364 e do Baixo Madeira.
Dentro do Integrando Saberes há também o Escola Aberta em 12 escolas. O programa consiste em disponibilizar o aparelho escolar para a comunidade durante os finais de semana, quando são oferecidas diversas atividades com o objetivo de integrar pais e alunos. Há ainda o Projeto Rádio Escolar que inicialmente está em quatro escolas: Francisco Braga, no Lago do Cuniã, Floriano Peixoto, em Nazaré, Maria Casaroto Abati, em Vista Alegre, e Escola José de Freitas, no Assentamento Joana D'Arc.
Formação continuada
De acordo com a Divisão de Formação e Multimeios (Difom) da Semed, 829 funcionários da Educação do município - entre professores, gestores e coordenadores- estão participando de cursos de formação continuada. Pró-formação no Campo, Gestar no Campo, Introdução à Educação Digital e pós-graduação em Tecnologia Educacional são alguns dos cursos específicos para os profissionais da educação que atuam na zona rural.
Reformas e ampliações
Com recursos próprios, a prefeitura vai construir novos prédios para as escolas Jaime de Alencar (Cujubizinho), Alzira Falcão (Brasileira), São Luiz Gonzaga (Bom Será) e Vale do Jamari (Rio Jamari). Na Linha 41 de Março/BR-364, passará por reforma a Escola Valdeci Teixeira. Serão construídos alojamentos para os professores nas escolas dos distritos de Demarcação, Nazaré e Papagaios e nas localidades do Lago do Cuniã e Santa Catarina. Em São Carlos será construída a 'Casa do Professor'.
Na localidade de União Bandeirantes, a Escola 3 de Dezembro passará por reforma e ampliação de 10 salas de aula e ganhará uma quadra coberta. Essas melhorias serão viabilizadas por meio de recursos do Programa de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação.
Por meio de recursos compensatórios da Santo Antônio Energia, a prefeitura vai construir novos prédios para as escolas 4 de Agosto (Aldeia Karitiana), Antônio Augusto Vasconcelos (Cachoeira do Teotônio) e Dr. Tancredo Neves (Morrinho). Na área de reassentamento Riacho Azul será construída uma nova escola.
As compensações sociais da Energia Sustentável do Brasil, responsável pela construção da UHE Jirau, serão aplicadas na construção de sete escolas, três alojamentos e duas quadras cobertas; reforma e ampliação de seis escolas.