A Secretaria Municipal de Obras (Semob) iniciou essa semana uma obra de asfaltamento de ruas no bairro Socialista, Zona Leste de Porto Velho, que vai beneficiar moradores de toda a região. Ao todo, 14 ruas fazem parte do projeto de ampliação da infraestrutura do bairro, e a primeira a receber a massa asfáltica foi a rua Carlos Gardel.
Na segunda-feira, 09, e na terça-feira, 10, a equipe de pavimentação da Coordenadoria de Vias Urbanas da Semob asfaltou o trecho, de aproximadamente 500 metros, entre as avenidas Alexandre Guimarães e Rio de Janeiro. “Foram muitos anos de sofrimento e a história aqui era sempre a mesma: muita poeira no verão e muita lama e buracos no inverno. E nos anos que chovia muito a água entrava nas casas por causa da alagação da rua e agora será diferente”, conta a aposentada Maria do Carmo Paulino da Silva, que mora no bairro Socialista há 30 anos.
Para iniciar a obra, a equipe de Topografia da Semob realizou um estudo na região para garantir que o escoamento da água pluvial do bairro tenha vazão suficiente para acabar com as alagações no bairro. “Todas as ruas paralelas possuem rede de drenagem pluvial por isso fizemos o abaloamento das vias que estão sendo asfaltadas, o que garantirá a vazão das águas para esses canais”, explicou Gilson Nazif, secretário municipal de obras. “Vai ficar muito melhor depois de todas as ruas asfaltadas. Além do problema de lama e buracos que vai acabar, também vai diminuir a poeira”, comentou Júnior Castro da Fonseca, que trabalha em um comércio localizado na rua Carlos Gardel.
Durante essa semana a secretaria também está trabalhando na regularização de base e tapa buracos em outros bairros da Zona Leste. Três equipes estão percorrendo os trechos mais críticos para solucionar os problemas. “Estamos trabalhando em várias ruas do bairro União, já recuperamos dois trechos da avenida Benedito Inocêncio no cruzamento com a avenida Guaporé onde dois buracos grandes estavam dificultando o fluxo de veículos e os buracos na rua Plácido de Castro próximo a avenida Mamoré serão tapados até o fim da semana”, acrescentou Gilson Nazif.
Por Malu Calixto | Fotos: Medeiros