No final do mês de novembro do ano passado, a prefeitura de Porto Velho, junto com a comunidade, plantou em poucos minutos, 5 mil mudas de árvores. O evento mudou a paisagem da cidade do início da Avenida Lauro Sodré, onde foi plantada a muda número um até a Avenida Governador Jorge Teixeira com a Avenida Imigrantes, onde foi plantada a muda número cinco mil. As mudas que foram plantadas são de Ipê roxo e amarelo, Andiroba, Oiti, Jatobá e Açaí, todas naturais da região Norte.
A manutenção destas mudas e de responsabilidade da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), que desde então vem fazendo as substituições das mudas que pereceram. Para que o feito mantive o sucesso foi montada uma equipe na Sema para cuidar deste grande canteiro de árvores. No inverno o zelo das plantas é mais fácil pelas constantes chuvas, mas agora, no verão, a Sema está tomando cuidados especiais, para evitar que o excesso de calor provoque a perda de alguma muda. "O nosso viveiro, que fica no Parque Natural de Porto Velho, está produzindo constantemente mudas para a reposição que venha a se fazer necessária. Temos que destacar que a Prefeitura tem recebido um grande apoio da população que está ajudando a preservar o plantio. É praticamente zero o número de vandalismos e em breve quando as pequenas árvores crescerem vamos ter uma mais uma bela região em nossa cidade", destacou o secretário municipal da Sema, Agnaldo Ferreira.
Outras Ações Verdes
Agnaldo Ferreira apontou outras ações da Prefeitura com relação ao meio ambiente, uma das etapas iniciadas foi o plantio de mais cinco mil mudas nos condomínios do Município. Outra ação é o plantio de mais mudas nas principais vias como a Guaporé, Mamoré, José Amador dos Reis, e na região Central, na Pinheiro Machado, Carlos Gomes e outras.
A Prefeitura também lançou o 'Programa Porto Velho Mais Verde', que tem a meta de plantar cerca de um milhão de árvores na região urbana e rural do Município dentro de 4 anos. O Programa inclui a arborização com espécies regionais da cidade e também o reflorestamento da área rural, com atenção especial para as matas ciliares, responsáveis pela preservação de igapós, igarapés e rios. Este trabalho será feito juntamente com os agricultores e o acompanhamento técnico da Sema, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Comércio (Semagric). Nas regiões dos município estão sendo implantados viveiros para que os agricultores possam repor a vegetação nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), com destaque nas matas ciliares e nas Reservas Legais.