SINE Municipal quer dobrar número de atendimentos em 2010
Por Augusto José/Fotos:J Gomes
Em apenas nove meses (de abril de 2009 a 14 de janeiro de 2010) o SINE Municipal, órgão da Prefeitura de Porto Velho, encaminhou cerca de 3.000 pessoas para postos de empregos. Desse total, 1.500 conseguiu vagas no setor formal, como construção civil, comércio e área administrativa. Os demais foram encaminhados para o setor informal. A meta para este ano é dobrar esses números.
Conforme o gerente do SINE Municipal, Herbert Pereira, o órgão foi inaugurado em Abril do ano passado e já precisa ter sua estrutura ampliada, devido ao grande volume de atendimento. “Diariamente atendemos cerca de 200 pessoas, levando em conta somente os que são beneficiados diretamente de alguma formam, sem computarmos outros serviços”, afirma. Ele acrescenta que o Sine atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.
Os atendimentos mais comuns feitos pelo SINE Municipal são: cadastro e encaminhamentos para empregos, requerimentos solicitando seguro desemprego, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (modelo novo) e qualificação de mão de obra. Atualmente, mais de oito mil trabalhadores estão cadastrados, sendo que 3.500 deles, devido à profissão que escolheram, podem conseguir emprego com maior facilidade, pois são os setores que mais abrem vaga no mercado.
O gerente do SINE Municipal explica que nem todas as pessoas cadastradas estão em busca de emprego. É o caso dos 1.600 que procuraram o órgão para solicitarem pagamento do seguro desemprego. “Para usufruírem dos demais serviços oferecidos pelo Sine é necessário que façam o cadastramento. É o que determina o Governo Federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego”, enfatiza. A meta para 2010 é dobrar o número de atendimentos.
Referência nacional
Atualmente o SINE Municipal conta com 40 grandes empresas de outras regiões do Brasil cadastradas. Devido à agilidade nos seus serviços, tornou-se referência nacional nesse curto período de existência e vem recebendo inúmeros elogios. “Tudo foi resolvido rapidamente, em apenas dez dias. Ganhamos até uma sala emprestada para exercermos nossas funções”, declarou Aline Melo, gestora de uma empresa terceirizada, responsável pela contratação de 60 profissionais para a fábrica de cimento Votorantim inaugurada recentemente na capital de Rondônia.
“Em outras empresas nas quais trabalhei, já recorria a esta parceria e, como sempre, sou atendida de forma ágil e atenciosa, recebendo candidatos dentro do perfil solicitado. Parabéns pelo trabalho desenvolvido no SINE Municipal”, disse Marta Lellis, chefe de recursos humanos da concessionária de carros importados, LF Imports.
A responsável pelo departamento de recursos humanos d da Indústria Textil Trifil, Melissa Santana, declarou: “agradecemos ao Sine da Prefeitura de Porto Velho pela maneira simples e objetiva de nos atender com a contratação de mão de obra”.
Segundo Herbert Pereira, as empresas que procuram o SINE Municipal em busca de mão de obra qualificada recebem todo apoio necessário. “Disponibilizamos estrutura para o atendimento aos candidatos, como salão para entrevistas, treinamentos e serviços de informática”.
Qualificação
Nesses primeiros nove meses de existência, o SINE Municipal qualificou cerca de 1.200 trabalhadores nas mais diversas áreas, segundo informa a chefe de divisão de qualificação e preparação de mão de obra, Ivete dos Santos Campos. “Temos projetos para ampliarmos esses números e qualificarmos cinco mil trabalhadores em 2010”. Por determinação do prefeito Roberto Sobrinho estamos buscando parcerias para atingirmos nosso objetivo. Outra meta é reestruturar a Casa Brasil e transformá-la em um centro de referência na qualificação de profissionais, acrescentou.