www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

BERA FOLIA
Coordenadoria de Posturas fiscaliza e organiza ambulantes no Carnaval

14/Fev/2026 - 12:33

Medidas definem áreas fixas para comércio, reforçam limpeza e estendem fiscalização durante a madrugada

No Carnaval de 2026 em Porto Velho, está proibida a circulação e permanência de ambulantes, junto aos blocosNo Carnaval de 2026 em Porto Velho, está proibida a circulação e permanência de ambulantes, junto aos blocos. Essa foi uma das principais mudanças para organizar o corredor de diversão do Bera Folia.

Diferente dos anos anteriores, quando comerciantes acompanhavam o trajeto dos foliões, agora todos deverão permanecer em pontos fixos previamente definidos. A medida busca melhorar a mobilidade do público e garantir mais segurança durante os desfiles.

Esse trabalho é feito pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria de Posturas do Município, que estabeleceu uma série de medidas para organizar o comércio ambulante durante o Carnaval. As ações foram definidas por decreto municipal e tratam principalmente da organização dos espaços, limpeza e ampliação da fiscalização nos dias de festa.

Outra novidade é a responsabilidade direta dos ambulantes pela limpeza do espaço onde estiverem instalados. Cada comerciante deverá manter limpo o seu entorno imediato e entregar a área nas mesmas condições ao final das atividades. Para contribuir com o ambiente dos blocos, a limpeza contará ainda com aplicação de essência aromatizante, deixando o espaço com fragrância suave durante o período festivo.

O processo de licenciamento também foi realizado antecipadamente. Todos os ambulantes autorizados estão devidamente cadastrados e identificados com adesivos padronizados, o que facilita a fiscalização e a identificação por parte da população.

A fiscalização foi ampliada neste Carnaval. Além do acompanhamento durante o dia e início da noite, equipes da Coordenadoria de Posturas atuarão durante a madrugada. A presença dos fiscais, que antes se encerrava por volta das 19h ou 20h, agora segue até depois da meia-noite, podendo chegar à 1h ou 2h da manhã, dependendo da programação de cada bloco.

Texto: Jhon Silva
Edição: Secom
Fotos: Arquivo

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2026 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI