www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

CUIDADO
Béra Folia promove inclusão e proteção às mulheres no Carnaval 2026 em Porto Velho

02/Fev/2026 - 13:52

Van de acolhimento esteve presente durante todo o Baile Municipal e atuará nos demais eventos carnavalescos

Veículo permaneceu à disposição do público durante todo o eventoO Béra Folia 2026 começou reafirmando o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a inclusão e a proteção das mulheres. Durante o Baile Municipal, evento que marca a abertura oficial do Carnaval na capital, a gestão municipal, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, disponibilizou a Van de Acolhimento para atendimento de possíveis vítimas de abuso ou violência.

O veículo permaneceu à disposição do público durante todo o evento, com profissionais da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) preparados para oferecer o primeiro atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade. A van também esteve apta a atender crianças e adolescentes com deficiência, em casos de necessidade de autorregulação sensorial.

O prefeito Léo Moraes disse que a atuação da Semias nos eventos públicos vai além da proteção de crianças e adolescentes. “Nos grandes eventos da cidade, a Semias já tem um trabalho consolidado no cuidado com crianças e adolescentes e agora reforça também a atenção ao acolhimento de mulheres. Nosso compromisso é garantir que todos possam aproveitar o Carnaval com segurança, respeito e dignidade”.

De acordo com Anne Cleyanne, o primeiro dia do Carnaval Seguro apresentou resultados positivosDe acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Anne Cleyanne, o primeiro dia do Carnaval Seguro apresentou resultados positivos. “Encerramos o primeiro dia com um balanço muito satisfatório: não houve nenhuma ocorrência envolvendo crianças, mulheres, pessoas com deficiência ou outros públicos prioritários, nem atendimentos por desregulação sensorial ou situações de violência no nosso equipamento móvel. Esses números mostram que planejamento, presença no território e trabalho em rede fazem a diferença”.

Como encaminhamento para os próximos dias de folia, a coordenação junto à Fundação Cultural do Município (Funcultural) fizeram alinhamentos com os blocos carnavalescos quanto ao uso de fogos com estampidos mínimos e à presença de intérpretes de Libras. A atuação do bloco Pirarucu foi citada como referência de prática inclusiva e acessível.

Ainda segundo Anne Cleyanne, novas ações de comunicação estão previstas. “Vamos sugerir entrevistas com conselheiras tutelares e representantes da rede de proteção, como o projeto Filhas do Boto e outros órgãos parceiros, fortalecendo a informação e a prevenção durante todo o Carnaval”.

A iniciativa integra a estratégia do município para garantir um Carnaval mais seguro, inclusivo e respeitoso para todos os públicos.

Texto: Larissa Vieira
Fotos: Júnior Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2026 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI