www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

Capital registra 38 mil novos empregos em dez meses

07/Dez/2009 - 01:18

Por: Emília Araújo


ImageEntre primeiro de janeiro e outubro de 2009, foram registrados 38.206 contratos com carteira assinada em Porto Velho, enquanto o número de demissões ficou em 24.256, fechando com um saldo positivo de 13.770 trabalhadores empregados. “Os dados mostram que houve mais contratações do que demissões”, declarou João Marques Mendes, do Departamento de Trabalho e Qualificação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico e Turismo (Semdestur).

A construção civil contribuiu com 11.151 novos postos de trabalho desse saldo positivo. Os demais estão polinizados entre diversos segmentos, como indústria mecânica (de transformação), comércio e administração de imóveis. Esta contribuiu com 814 contratações dentre as 13.770. De acordo com os dados divulgados, há um rodízio considerável de trabalhadores, em virtude da grande oferta de emprego existente, e devido à falta de qualificação profissional.

A construção civil também foi quem mais contribuiu com o número de demissões, junto com o comércio atacadista. “Nesses dois setores houve uma rotatividade considerável”, frisou. No total, nesses oito meses, entre contratados e demitidos em todos os segmentos foram registrados 62.282. Os dados são baseados nas informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Para João Marques, as empresas estão a cada dia exigindo melhor qualificação por parte dos empregados na hora de contratar, especialmente as que estão se instalando na capital. “Eles têm outra visão de mercado, trabalham com profissionais de nível elevado e quando chegam aqui não querem contratar pessoas que não sejam capacitadas”, observou.

Sine
ImageConforme o gerente do Sine Municipal, Herbet Pereira, a demanda maior de oferta de emprego está na construção civil e comércio. Este último em virtude do número de lojas que está abrindo na capital e por conta da proximidade das festas de fim de ano. Sobram vagas também para motorista de ônibus. O número de vagas oferecidas nos diversos segmentos também aumentam a cada mês. Em setembro, foram ofertadas 95 vagas e efetivados 80 candidatos. O mês de outubro fechou com 125 vagas, sendo preenchidas 110, isso, sem incluir os serviços temporários como pintor e faxineiro.

Cursos
Capacitar o trabalhador para o mercado de trabalho é um dos principais focos do prefeito Roberto Sobrinho. Para tanto, vem investindo em cursos de qualificação, que são disponibilizados pela Semdestur. Atualmente estão sendo qualificados mais de 300 pessoas nas mais diversas áreas, nos 19 cursos que estão em andamento. Em 2010, entre janeiro e fevereiro, serão oferecidos uma média de dois mil cursos. Encerrada a qualificação, o trabalhador é encaminhado às empresas através do Sine.

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI