www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

TURISMO SUSTENTÁVEL
Observação de aves em Porto Velho é destaque na COP30

14/Nov/2025 - 13:43

Experiência da capital integra publicação oficial do Ministério do Turismo e valoriza ações da Prefeitura

Porto Velho agora faz parte do Catálogo de Experiências do Brasil, edição especial COP 30Porto Velho agora faz parte do Catálogo de Experiências do Brasil, edição especial COP 30, criado pelo Ministério do Turismo. A capital aparece na publicação como destino de observação de aves, ou birdwatching - prática que reúne pessoas que gostam de observar e fotografar pássaros na natureza.

O catálogo inclui mais de 100 experiências de todos os estados e mostra a diversidade cultural do Brasil. E revela o trabalho de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, rurais e urbanas na criação de atividades de turismo sustentável. Exemplares foram distribuidos aos visitantes e participantes da COP 30 em Belém do Pará.

O catálogo menciona pontos de observação em Porto Velho: o Parque Natural, o Lago do Cuniã, áreas da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e as unidades de conservação do entorno. Porto Velho reúne mais de 700 espécies registradas, o que coloca a capital entre os territórios mais ricos do país para esse tipo de turismo.

Catálogo menciona pontos de observação em Porto Velho, como o Parque NaturalPara o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes, disse que a iniciativa coloca Rondonia. O cenário internacional de turismo. “A observação de aves já vinha ganhando espaço nos nossos roteiros e ações de fomento.Estar no catálogo da COP30 mostra que Porto Velho está caminhando junto com o que o Brasil discute hoje sobre natureza e sustentabilidade”, disse.

A iniciativa destaca o trabalho do Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), por meio da Prefeitura de Porto Velho e da Semtel que vem estimula o tema dentro e fora da cidade. Entre as ações estão a participação de Porto Velho na Abav Expo 2025 e a proposta de lei que reconhece a cidade como Capital Nacional da Observação de Pássaros.

O prefeito Leo Moraes falou que a publicação ajuda a reforçar a identidade amazônica do município.“Quando Porto Velho aparece em uma publicação nacional como referência em natureza, estamos mostrando para o país o que já sabemos: nossa cidade tem um potencial enorme e estamos trabalhando para abrir novas oportunidades a partir disso”.

A Prefeitura seguirá divulgando o tema nas redes oficiais, integrando turismo, biodiversidade e agenda ambiental.

Texto: Isabella Leite
Fotos: Isabella Leite/ Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2026 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI