www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

PREVENÇÃO
Defesa Civil de Porto Velho atua no Cai N'água após desbarrancamento

05/Ago/2025 - 13:51

Equipes da Seinfra também atuam na contenção da margem do rio Madeira

Defesa Civil isolou a área imediatamente Um desbarrancamento de terra às margens do rio Madeira, registrado na manhã desta terça-feira (5), na região portuária do Cai N’água, em Porto Velho (RO), mobilizou equipes da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Atuando com base em seu princípio fundamental — prevenir para salvar — a Defesa Civil isolou a área imediatamente e iniciou os procedimentos necessários para garantir a segurança das pessoas que circulam diariamente pelo local, conhecido como “Porto do DNIT”.

ACESSO COMPROMETIDO

Com o desmoronamento, escadas de acesso às embarcações foram destruídas pela força da erosão, o que impactou diretamente o comércio local, o transporte fluvial e o fluxo de pessoas que utilizam o porto para embarque e desembarque de mercadorias e passageiros.

De acordo com o superintendente da SMDC, Berti Cavalcante, os barqueiros foram orientados a se afastar da área, em razão do risco de novos deslizamentos.

Escadas de acesso às embarcações foram destruídas pela força da erosão

“Esse ponto é bastante utilizado por trabalhadores portuários e passageiros. Por isso, tratamos de isolar imediatamente o perímetro e realocar essas pessoas para um local seguro. O nosso lema é prevenir para salvar, e estamos atentos às movimentações climáticas e ambientais em nossa cidade”, destacou o superintendente.

AÇÃO EMERGENCIAL

Após o trabalho inicial da Defesa Civil, equipes da Seinfra foram deslocadas para o local com o objetivo de iniciar uma obra emergencial de contenção da margem do rio, impedindo que novos sedimentos se soltem e ampliem os danos.

A região do Cai N’água já é conhecida por seu histórico de erosões e desbarrancamentos, o que exige monitoramento constante por parte das autoridades.

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Porto Velho permanece em estado de alerta, reforçando seu compromisso com a segurança e a integridade da população.

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Defesa Civil

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI