www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

AGRO
Produtores da zona Leste recebem orientações sobre prevenção de doenças na mandioca

15/Jul/2025 - 09:44

Palestra promovida pela Semagric alerta sobre nova doença e anuncia ações preventivas para proteger a produção local

Encontro aconteceu no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, no bairro Ronaldo AragãoAgricultores e moradores da zona Leste de Porto Velho participaram de uma palestra sobre Mandiocultura, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), no início deste mês. O encontro aconteceu no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, no bairro Ronaldo Aragão, e teve como foco o fortalecimento da produção local e a prevenção de doenças que podem afetar a mandioca, uma das principais culturas da agricultura familiar na região.

Durante a palestra, a engenheira agrônoma da Semagric, Laís Mary Lisboa de Lima, trouxe um importante alerta sobre a chegada da “Vassoura de Bruxa da Mandioca”, uma nova doença causada por um fungo já identificado no estado do Pará. Segundo a técnica, o fungo pode representar um risco real para a produção em Rondônia.

“É fundamental que os produtores fiquem atentos a qualquer anomalia nas lavouras. Caso percebam algo incomum, devem acionar imediatamente os órgãos competentes, como a Semagric, a Emater ou o Ministério da Agricultura (Mapa)”, destacou Laís.

Agricultora Rosa Carvalho destacou a importância do conhecimento técnico para os pequenos produtores

Como medida de prevenção, a Semagric estuda a implantação de um viveiro de manivas tratadas na zona Leste da capital. A proposta visa oferecer mudas com maior segurança fitossanitária aos produtores locais. A Embrapa também já iniciou a produção de manivas tratadas, que em breve serão distribuídas aos agricultores como parte das ações para conter o avanço da doença.

O secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Ribeiro, reafirma o compromisso da Prefeitura com a agricultura familiar. “A Semagric está à disposição para auxiliar os produtores nesse momento de atenção. Contamos com o total apoio do prefeito Léo Moraes, que é um grande incentivador do setor agrícola e entende a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento de Porto Velho”, ressaltou.

Além das ações preventivas, a Semagric anunciou que oferecerá capacitação técnica para os maniveiros, garantindo que a produção de mudas siga padrões de qualidade e resistência a doenças.

A agricultora Rosa Carvalho, moradora da região, elogiou a iniciativa e destacou a importância do conhecimento técnico para os pequenos produtores. “Eu planto mandioca, mas não sabia dessas informações. Essa palestra foi muito importante pra mim. Só tenho a agradecer à Semagric por trazer esse apoio pra gente aqui na zona Leste”, afirmou.

Texto: Jean Carla Costa
Foto: Delcimar Fragoso

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI