www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

JULHO AMARELO
Porto Velho lança campanha com foco na prevenção e combate às hepatites virais

14/Jul/2025 - 13:01

Ação reforça diagnóstico precoce, testagem gratuita, vacinação e medidas de prevenção disponíveis na rede municipal de saúde

Mariana Prado destacou a importância de ampliar o alcance das informaçõesA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou a abertura oficial da campanha Julho Amarelo: Mês de Combate às Hepatites Virais. O evento aconteceu na última sexta-feira (11), e a ação é promovida pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Nuist) do município.

A campanha, instituída pela Lei Estadual nº 3.766 de 08 de Março de 2016, tem como objetivo conscientizar a população sobre as hepatites virais, doenças muitas vezes silenciosas que, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para quadros graves. Além disso, busca reforçar o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Ethianne Channan chamou a atenção para a prevenção

Durante a abertura, a secretária-adjunta da Semusa, Mariana Prado, destacou a importância de ampliar o alcance das informações sobre o tema. “A Secretaria Municipal de Saúde, em nome da Prefeitura Municipal de Porto Velho, traz aqui essa oportunidade para abordar esse tema que é tão importante, tão sério para a saúde pública, para sensibilizar os nossos gerentes, coordenadores e o nosso público de educação permanente em saúde, para que possam multiplicar as informações”.

As hepatites virais, especialmente os tipos B e C, podem ser transmitidas de diversas formas, inclusive sexualmente, e por isso estão incluídas na abordagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis. A subgerente do Nuist e coordenadora municipal da Vigilância da Sífilis, Ethianne Channan de Oliveira Bastos, chamou atenção para a prevenção.

Infectologista afirma que os testes rápidos são essenciais para o diagnóstico

“Lembrando da prevenção, que é a vacinação contra a hepatite B, e o uso de preservativos, internos e externos. Procure uma unidade básica se tiver algum sintoma diferente. Se teve relação sexual e o preservativo furou, procure um enfermeiro ou um médico da unidade mais próxima do seu bairro”.

A médica infectologista Lourdes Borzacov reforçou a disponibilidade dos testes rápidos como estratégia essencial para diagnóstico e início imediato do tratamento.

“Nós oferecemos os testes rápidos de hepatite B e C em todos os postos de saúde. Assim, a população em geral pode ter o diagnóstico e o tratamento adequados”.

Cirurgiã-dentista, Eduarda Guimarães, reforçou a importância da segurança para profissionais e pacientesTambém presente no evento, a cirurgiã-dentista Eduarda Guimarães trouxe a perspectiva dos profissionais da odontologia, destacando a importância dos cuidados em consultórios. “Eu, como cirurgiã-dentista, venho intensificar a importância da segurança, tanto para nós quanto para os nossos pacientes que atendemos”.

O evento não apenas marcou o início do Julho Amarelo, mas também reforçou o compromisso da gestão municipal em promover saúde pública de qualidade, integrando prevenção, diagnóstico, tratamento e atualização de protocolos para o enfrentamento eficaz das hepatites virais. E, também, da ampliação da vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola e outras doenças infecciosas.

Texto: Nathalie Ventura
Fotos: Diego Sousa e Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI