O calor escaldante típico do verão amazônico promete arrastar 15 mil pessoas para um delicioso mergulho nas águas esverdeadas do rio Abunã, há 260 quilômetros de Porto Velho, na divisa com a Bolívia. È a XIII Edição do Festival de Praia do distrito de Fortaleza do Abunã que começa nesta sexta-feira (18) e encerra no domingo (20).
Para receber o grande público, a Prefeitura de Porto Velho, mobilizou equipes das secretarias de Esporte, Saúde, Meio Ambiente, que com auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Delegacia Fluvial e Sedam, darão todo o suporte necessário para que os banhistas curtam o festival com segurança
Diversão não vai faltar, entre os atrativos reservados na programação oficial, os participantes do festival poderão assistir a show pirotécnico, dança ao som de várias atrações musicais, participara de atividades recreativas e esportivas, atividades de educação e conferir a disputa pelo título do Desfile Garoto e Garota Distrital.
Segundo o secretário municipal de Esporte (Semes), Marinho Melo, as opções de lazer não param por aí. “Além da tirolesa, realizaremos outros provas, como a já tradicional travessia do Abunã, e as finais do futvôlei e vôlei de praia. Partidas de futebol, basquete e handebol de areia”, reforçou Marinho.
Durante todos os dias, equipes de limpeza vão se encarregar pela organização do local. Além disso, a Prefeitura já instalou dezenas de banheiros químicos para maior comodidade dos visitantes. Está previsto ainda a distribuição de milhares de preservativos pelas equipes da Semusa.
Fortaleza do Abunã
A pacata vila de Fortaleza do Abunã é formada 150 casas e uma população estimada em 350 habitantes. Sua privilegiada localização ás margens do rio Abunã, divisa com o território vizinho da Bolívia, garante a originalidade peculiar do local. A economia é gerada da pesca, do desenvolvimento sustentável e do turismo.