Programado para ser realizado em 14 etapas, o curso de Capacitação Humaniza SUS iniciou nesta segunda feira (14) a segunda etapa com a participação de mais de 50 servidores da secretarias municipal de Saúde. Durante a solenidade de abertura, o secretário Williames Pimentel chamou a atenção de cada um dos participantes para a importância de valorizar os conhecimentos adquiridos nestas capacitações. “Não temos a pretensão de humanizar as pessoas, mas de conscientizar para que cada um faça a sua parte, tornando o serviço público de saúde mais humano, ao mesmo tempo em que cumprimos as determinações do Ministério de Saúde na prática da política de humanização, organizada e rápida, mobilizando o maior número de pessoas neste processo, ”argumentou o secretário.
Pela programação deste segundo ciclo de Sensibilização e Difusão da Política Nacional de Humanização, os participantes vão discutir e construir o conceito de humanização de acordo com os princípios e diretrizes da PNH e no momento seguinte, através de dinâmicas, oficinas e painéis vão apresentar o que mais se aproxima ou se distancia do programa.
Os servidores da Semusa vão colocar em debate a atual situação de cada unidade de saúde, desde o acolhimento do paciente até o momento em que o usuário deixa a unidade, com seu problema de saúde resolvido ou não. Entre os trabalhos em grupo, técnicos, enfermeiros e médicos vão elaborar uma proposta para um plano de intervenção em cada unidade de saúde, já com as diretrizes e princípios da Política Nacional de Humanização.
Parceiros da Saúde
O ciclo de capacitação está sendo realizado pela secretaria municipal de Saúde em parceria com a secretaria estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde. ”Nós precisamos buscar profissionais especializados em várias áreas, que saibam entender os pacientes e que consigam atendê-los bem, resultando assim no cumprimento mais fiel da PNH”, disse a diretora da divisão de Alta e Média Complexidade, Fátima Milhomes.
As oficinas realizadas pela Semusa vão empregar metodologias de ensino diversificadas como exposição oral, estudos de casos, seminários e debates, direcionados a profissionais que atuem de forma direta ou indiretamente na área de atendimento na saúde, como recepcionistas, auxiliares administrativos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, assistentes sociais e equipe de apoio.
“Tornar o ser humano mais sensível para com as limitações e necessidades do outro, nesse caso, do paciente, é o princípio da humanização e estamos realizando estes ciclos de oficinas, para que todos os servidores da rede de saúde municipal tenham oportunidade de participar, adquirir mais conhecimentos e, sobretudo, tornar-se um ser melhor, isso vai refletir no seu dia a dia e em um melhor atendimento ao usuário do sistema público de saúde” finalizou a assessora técnica e uma das coordenadoras do projeto, Ângela Ribeiro.