www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

Prefeitura e IBAMA fazem parceria

07/Abr/2009 - 09:50

ImageO IBAMA em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura realiza um Dia de Campo sobre o Programa de Recuperação de Áreas Alteradas, na Comunidade Bom Jesus, no dia três de abril de 2009. Ibama/RO está buscando alternativas para evitar queimadas em Rondônia, com a utilização da trepadeira mucuna preta (mucuna arrina) que poder ser usada na limpeza e recuperação de solos degradados. A espécie é alternativa sustentável e totalmente ecológica ao uso do fogo.

O projeto-piloto está sendo financiado com a conversão de multas do Prevfogo em parceria com a ONG Pacha Mama Amazônia e a SEMAGRIC, na comunidade de Bom Jesus, próximo ao Km 13 da BR-364. Essa área foi indicada pela secretaria, pois já se realiza o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas. Foram feitas destoca, gradagem e incorporação de calcário em 20 propriedades dessa comunidade. Em quatro delas está sendo feita o plantio da mucuna como experiência conjunta com o projeto PAIS. Todos esses incentivos fazem parte da preocupação que a Prefeitura tem desde 2006 em preservar essa área rural cercada de mata. Aumentar a produtividade em área pequena da propriedade e evitar as queimadas auxilia na conservação da floresta nativa.

ImageA mucuna preta é uma leguminosa que cresce rápido, pertence á família das trepadeiras e suas características fisiológicas fazem com que ela se sobreponha rapidamente ao resto da vegetação, sufocando e matando todas as outras formas de vegetais, inclusive o sapê. A espécie tem ciclo definido, em torno de oito meses, nos quais nasce, cresce, fornece as sementes e morre. Outra característica essencial da mucuna é que, como toda leguminosa, ela retira nitrogênio do ar e incorpora ao solo dando melhor condição para desenvolvimento da agricultura.

Segundo o diretor da Pacha Mama Amazônia, Clovis Brasileiro Franco, as técnicas estão sendo utilizadas no Acre há mais de 10 anos e trazem vantagens aos agricultores e ao meio ambiente.

O projeto é novidade em Rondônia e tem a execução estimada em três anos, podendo ser estendido por tempo indeterminado.

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI