www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo

ENCERRAMENTO
Estação Turismo 2023 encerra com chave de ouro em fórum beradeiro

26/Mai/2023 - 09:44

Estudantes de diversas instituições da capital prestigiaram o painel que reuniu pesquisadores dos mais diversos aspectos do “ser beradeiro”

A semana dedicada à divulgação da campanha turística porto-velhense e da cultura beradeira encerrou nesta quinta-feira (25) no Porto Velho Shopping com programação diversa do Estação Turismo - Identidade Beradeira.

Pela manhã, alunos do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Francisco Lázaro dos Santos (Laio) chegaram ao Estação Turismo para uma manhã de conexão com a identidade beradeira. Essa atividade de turismo pedagógico teve contação de histórias do artista Caribé, pelo professor de música Flammarreon Jacques Cruz. Para o professor, conectar as crianças com as raízes beradeiras desde cedo é essencial para o reconhecimento de sua identidade beradeira.

Teve também a participação da professora Nair Gurgel, estudiosa da cultura beradeira e autora de diversos livros regionaisCom uma platéia lotada de alunos do Colégio Sapiens, Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Instituto Federal de Rondônia, a tarde de quinta-feira contou com mais uma participação da professora Nair Gurgel, estudiosa da cultura beradeira e autora de diversos livros regionais, como é o “Portovelhês”, que explora a linguagem única da capital e foi o tema da palestra.

Os estudantes assistiram, ainda, ao fórum beradeiro, que reuniu grandes nomes como o historiador e vereador Aleks Palitot, o geógrafo Gustavo Gurgel, o poeta Elizeu Braga, a empreendedora Daniela Cândido, o professor Haroldo e Nair Gurgel. Foram compartilhadas vertentes de estudos da cultura sob a ótica da geografia, gastronomia, administração, empreendedorismo e história, contando, ainda, com relato de vivência beradeira na infância de Elizeu Braga.

Alunos do Laio e outras instituições tiveram conexão com a identidade beradeiraOs alunos puderam entender processos de construção de estudos de capacidade técnica, a exemplo do que o professor Haroldo coordenará na Resex do Lago do Cuniã. Conhecimentos técnicos e informais foram compartilhados, expandindo os horizontes dos jovens alunos presentes.

Para encerrar a programação do Estação Turismo 2023, o Conselho Municipal de Turismo se reuniu de forma extraordinária. A diretora de fomento ao turismo da Semdestur, Tatiana Sadeck, apresentou aos membros do Conselho as ações realizadas pela Semdestur com apoio do conselho.

O Estação Turismo - Identidade Beradeira foi uma realização da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semdestur, com apoio da Fecomércio, Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), Santo Antônio Energia, Dydyo, Amazonfort, Urbano Norte, Dismonza Tintas, Brasil Digital, 2Clics, Banco do Povo, Slaviero Hoteis, Sicoob e Porto Velho Shopping.

Texto: Isabella Leite
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Estação Turismo 2023 encerra com chave de ouro em fórum beradeiro

26/Mai/2023 - 09:34


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI