INFRAESTRUTURA
Distritos do baixo Madeira serão contemplados com construção de calçamento

17/Mar/2023 - 11:34

Mais de 50 ruas de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação serão atendidas

Serão mais de 18 quilômetros de calçamento com rampas de acesso e meio-fioOs distritos da região do baixo Madeira, em Porto Velho, receberão o início das obras de construção de calçamento. Ao todo, as quatro localidades somarão mais de 18 quilômetros de calçamento com rampas de acesso e meio-fio.

O investimento das obras é de mais de R$ 8,1 milhões, recursos próprios do município e que serão geridos pela Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). “O calçamento contará com bloco intertravado e alcançará 52 ruas, beneficiando cerca de 10 mil pessoas que vivem nos quatro distritos ribeirinhos. Os trabalhos serão executados pela empresa privada vencedora do processo de licitação, iniciado em 2021”, destaca o Presidente da Emdur, Gustavo Beltrame.

Já a fiscalização das obras será feita por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), que ficou responsável pela elaboração dos projetos de engenharia e orçamento, e da Emdur, responsável pela elaboração dos projetos arquitetônicos.

Para a secretária titular da Semesc, Rosineide Kempim, trata-se de uma obra desafiadora para o município e que impactará positivamente no dia a dia das comunidades.

“Sabemos, desde o início, da complexidade para executar o calçamento, tendo em vista a grande estrutura logística para deslocamento até o baixo Madeira. Por isso, tivemos a preocupação em priorizar uma empresa que fosse capaz de transportar a estrutura até os distritos. Acreditamos que seja uma obra que vai muito além da infraestrutura, ao trazer mais dignidade a esses moradores”, avalia a secretária da pasta.

DISTRITOS

Dada a distância entre os distritos, o município organizou a execução dos trabalhos em dois lotes. O primeiro deles beneficiará as comunidades de Calama e Demarcação com nove quilômetros no total.

Sendo o maior distrito dessa primeira etapa, Calama terá sete quilômetros de percurso com calçamento, beneficiando 25 ruas. Já Demarcação terá dois quilômetros de percurso, beneficiando seis ruas, além de um percurso paralelo ao campo de futebol da comunidade.

Concluído esse primeiro lote, o município seguirá para a segunda etapa, que contempla os distritos de São Carlos e Nazaré. Juntas, as comunidades somam nove quilômetros de calçamento.

Em São Carlos, serão seis quilômetros de percurso, contemplando 11 ruas. Já Nazaré receberá três quilômetros de percurso, beneficiando dez ruas da comunidade.

A construção de calçamento nos distritos da região do baixo Madeira faz parte do Plano de Governo da atual gestão.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI