Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Madeira, no bairro Nova Esperança, retornaram às aulas nesta semana, em um espaço totalmente melhorado. A reinauguração da escola foi nesta quinta-feira (19), às 19 horas e contou com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e outras autoridades, e dos moradores do bairro, que vieram conferir de perto como ficou o novo espaço.
A escola, que atende a 422 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 8ª série da Educação de Jovens e Adultos (EJA), passou por uma reforma geral. As instalações elétricas, que eram o principal problema, foram refeitas. “Já não adiantava mais a gente trocar lâmpada, trocar reator, porque a rede elétrica estava toda comprometida”, relata a diretora da escola, Débora Rodrigues. “Agora a nossa escola está bonita, bem iluminada e ventilada. Podemos ligar os ventiladores sem medo”, salienta.
A obra custou cerca de R$ 172 mil e inclui ainda a construção de duas novas salas de aula, totalizando agora oito salas, cozinha, depósito, banheiros adaptados para os portadores de necessidades especiais e uma passarela coberta na frente da escola. Também foi feita a troca do forro e do piso e a pintura geral do prédio, substituindo as antigas faixas horizontais azul petróleo das paredes por cores mais alegres, vibrantes e modernas, como o lilás, o amarelo e o goiaba. Outras obras estão previstas para a escola, entre as quais a construção de um espaço para a prática de atividades físicas e de lazer, e a iluminação na entrada do prédio.
Desde o início desta administração, a Prefeitura vem trabalhando para estruturar melhor a cidade que passa por um momento de transformação e desenvolvimento. A cidade está crescendo em ritmo acelerado e por conta disso em alguns pontos há um certo transtorno em função do número de obras que está sendo realizado.
Calendário letivo
Segundo a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, os alunos da escola Rio Madeira não serão prejudicados com a reforma. “Infelizmente nem sempre é possível executar as obras nos períodos de recesso escolar e a escola estava necessitando de uma reforma urgente. Mas os dias letivos perdidos serão compensados”, afirma a secretária.
O ano letivo na escola vai encerrar normalmente no dia 19 de dezembro, com o exame final. Para contemplar os 200 dias letivos do calendário, não terá recesso no mês de julho, como nas demais escolas, e haverá aulas em alguns sábados.