A sétima edição do Plantão Bolsa Família, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), chega a zona Oeste da capital de Rondônia nesta sexta-feira (30). Os beneficiados são moradores do Nacional, Milagres, Belmonte, São Sebastião I e II, Balsa e Costa e Silva. As atividades acontecem na Escola Municipal Nacional (Rua Vanderlei Pontes, 3298 – Nacional). A expectativa é atender pelo menos 5 mil pessoas.
“Agora é a vez da zona Oeste. Esta parte da cidade é bastante carente e foi bastante atingida pelo regime das cheias do rio Madeira. Vamos dar atenção especial a esta área do município, que também é uma das mais beneficiadas pelo Bolsa Família”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Edna Vasconcelos.
O Plantão Bolsa Família está sendo desenvolvido em 15 edições, o atendimento é de seis horas corridas (das 14 às 20 horas), realizando ações relacionadas às áreas de assistência, saúde e educação, além do envolvimento de outros setores ligados à cultura, esporte, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras. O público-alvo são as mulheres beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e/ou beneficiadas pelos programas do Governo Federal.
Mais sobre o PBF
As atividades do PBF são realizadas em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Projetos Acolher e Refazendo; na área de saúde é feito o controle de peso, vacinas e acompanhamento às gestantes beneficiadas; na educação o acompanhamento da freqüência escolar das crianças, orientação, controle e monitoramento dos sistemas.
Ainda há oportunidade de requerer a redução da tarifa de energia elétrica; isenção de IPTU; participar de atividades culturais (oficinas de artes, teatro, música, dança, pintura, artesanatos, etc); visitas ao balcão de Cidadania da Família (retirada de documentos); e, barracas de Integração da Família com exposição de serviços e produtos.