imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

IGUALDADE RACIALProgramação especial celebra Dia Nacional da Consciência Negra em Porto Velho

10/Nov/2021 - 11:05

Atualizada em 10/11/2021 às 17h49

Atividades vão acontecer entre os dias 11 e 25 de novembro

Atividades do Dia da Consciência Negra serão abertas ao público Uma programação especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho, com o apoio de diversos parceiros, para celebrar o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. As atividades foram divididas em três blocos e vão ocorrer entre os dias 11 a 25 de novembro.

A abertura das atividades acontece no dia 11, a partir das 16h no Porto Velho Shopping, com uma exposição, apresentações culturais e atividades de beleza voltadas à cultura afro. A partir do dia 12 acontecem visitas guiadas de alunos da rede municipal de ensino sobre transição capilar, turbante, maquiagens, entre outros (confira a programação completa das oficinas e faça sua inscrição através do link).

A celebração do mês da Consciência Negra está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), com a participação da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) e Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

A Exposição Racismo Sútil permanecerá no shopping até o dia 21 aberta ao público geral no horário de funcionamento do Porto Velho Shopping.

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a praça CEU, coração cultural da zona leste, será palco das ações comemorativas, com início às 15h. Serão realizadas a Feira de Afro Empreendedoras, oficinas, palestras e apresentações culturais.

O fechamento das atividades se dará no V Congresso Municipal de Educação no auditório da UNUPAR, momento em que um dos painéis capacitará professores da rede sobre as questões étnicos raciais. O evento é destinado aos servidores da Semed.

Também são parceiros da Prefeitura: Comepi, Fecomércio do Rio Grande do Sul, Sebrae-Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Associação das Filhas do Boto Nunca Mais e o Núcleo Étnico Raciais Mãe Esperança.

Texto: Renata Beccária
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho