OUTUBRO ROSAUnidade de Saúde Renato Medeiros realiza atendimentos de prevenção às mulheres

13/Out/2021 - 11:55

A programação busca atender uma demanda cada vez mais urgente

As mulheres foram previamente inscritas pelos agentes comunitários de saúdeEm continuidade às ações voltadas às mulheres em virtude do Outubro Rosa, a Prefeitura de Porto Velho promove nesta quarta-feira (13), o Dia “D” contra de combate ao câncer do colo do útero e mama na Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, no Cidade do Lobo. As ações devem mobilizar cerca de 80 mulheres durante a manhã e tarde.

As mulheres, previamente inscritas pelos agentes comunitários de saúde, puderam realizar a coleta de preventivo e exames para detectar algum tipo de doença de mama. Os exames são realizados na carreta do Hospital de Amor Amazônia, estacionada em frente à unidade.

Outras mulheres tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre prevenção dos diversos cânceres e sobre as temáticas saúde reprodutiva, saúde mental, alimentação saudável e a importância da atividade física frente às várias demandas da mulher, além da oferta de testes rápidos (hepatite, HIV, sífilis), verificação de Pressão Arterial (PA) e glicemia.

Raimunda Franklin Lopes, gestora da USF Renato MedeirosDe acordo com Raimunda Franklin Lopes, gestora da USF Renato Medeiros, a programação busca atender uma demanda cada vez mais urgente. “A nossa proposta é lembrar que agora é a hora. Não somente a covid-19 que mata, o câncer também. E ele vem assolando, por isso exige a prevenção”, disse.

A gestora lembrou, ainda, que outros atendimentos dentro da área de cobertura foram mantidos como, por exemplo, enfermagem, consultas odontológicas e médicas (ginecológicas), além da aplicação de vacinas. “As mulheres, além de buscarem atendimento médico e orientações, puderam participar de um café da manhã especial”, acrescentou.

BRINDES

As mulheres presentes puderam participar de dinâmicas que tiveram como premiação a doação de bolsas e, dentro delas, kits odontológicos, batom, esmalte e outros itens que valorizem a vaidade feminina.

Os itens de saúde foram doados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e as bolsas por servidores da USF.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)