A Secretaria Municipal de Obras (Semob) está recuperando parte da rua Tenreiro Aranha, no trecho entre as vias Jacy- Paraná e Almirante Barroso, na região central de Porto Velho. A obra, que inicialmente seria um paliativo para consertar alguns trechos atingidos pela cheia do rio Madeira, foi ampliada e está mudando o cenário na região.
A via, que é mão dupla e serve de acesso do centro para a Rodovia BR 364 e a avenida Jatuarana, tem um fluxo intenso de veículos. Com a reforma ficará mais segura e com maior capacidade de tráfego. “Aumentamos a largura da rua em aproximadamente três metros de cada lado e daremos continuidade ao trabalho nos quarteirões seguintes até a Alexandre Guimarães. Com isso, vamos melhorar o fluxo do trânsito nessa via onde a passagem de veículos é intensa”, detalhou Gilson Nazif, secretário da Semob.
Segundo o chefe da equipe, Bento Rodrigo, foi preciso retirar muita lama, restos de asfalto deteriorado e material saturado do local. No trecho, em frente ao Canal Santa Bárbara, a equipe abriu um buraco de quase um metro de profundidade e quatro metros de largura no centro da via para retirar a sub-base que ficou comprometida e encharcada com o excesso de água.
“Só desse buraco tiramos uns três caminhões caçamba de lama e capa asfáltica. E na finalização da terraplenagem vamos usar uns 20 caminhões de cascalho para deixar a rua pronta e nivelada para receber o asfalto”, detalhou.
A recuperação da sub-base e base deve ser concluída até sexta-feira. A próxima etapa da obra será iniciar a preparação da rua para receber o asfalto. “Ainda vamos fazer a imprimação, que é a pintura da via com uma camada de CPA, mais conhecido como piche, e esperar o secamento. Após essas etapas iniciaremos o asfaltamento, fase final da obra”, acrescentou Rodrigo.
José Ximenes, comerciante que há 23 anos mora em frente ao trecho que está sendo recuperado, diz estar muito satisfeito com o andamento da obra. “A rua está ficando muito melhor do que era antes da enchente. Está mais larga, com o meio-fio definido, o que torna a rua mais segura e melhor para o tráfego de veículos. Quando o asfalto estiver concluído ficará ótimo, e vai melhorar muito o fluxo na região”, concluiu.
Por Malu Calixto | Fotos: Medeiros