www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

SEMAGRIC
Lançamento do Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca reúne mais de 300 produtores

13/Jul/2019 - 10:37

Projeto faz parte do plano de revitalização da mandiocultura proposto pelo prefeito Hildon Chaves

A Prefeitura de Porto Velho, por iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), promoveu, nesta última sexta feira (12/7), o lançamento do Projeto de Desenvolvimento da Cutura da Mandioca, um dos pilares da administração Hildon Chaves.

O projeto é de responsabilidade da Semagric, na pessoa de seu titular, Luis Cláudio Pereira. O evento aconteceu na sede da Associação de Agricultores do Reassentamento São Domingos, na Estrada do Jatuarana. Mais de trezentos produtores estiveram presentes.

Segundo o presidente da Associação São Domingos, Luis Paulo Afonso, o Cangalha, a proposta apresentada pela Prefeitura, através da Semagric, em parceria com a Embrapa, Emater e Banco da Amazônia, reanima os produtores de mandioca de todas as regiões do município.

“As perspectivas agora são diferentes, porque temos garantia de acesso a crédito, estradas confiáveis, assistência técnica, possibilidade de industrialização e até mesmo certificação de qualidade”, disse Luis Paulo, em nome de aproximadamente vinte associações presentes.

Representando o prefeito Hildon Chaves, o secretário Luis Cláudio agradeceu a presença de todos, explicando que o Projeto é uma iniciativa séria e que terá investimentos na preparação dos terrenos, correção de solo com calcário e assistência técnica.

Ele lembrou que os projetos e programas de incentivo desenvolvidos pela Semagric só estão sendo possíveis graças emenda parlamentar de R$ 3 milhões, de autoria do próprio secretário, quando era deputado federal, e à ajuda dos vereadores, no ato representados pelo presidente da Casa de Leis, vereador Edwilson Negreiros e pelo vereador Bengala. “A Câmara ajudou na readequação da pasta, que deixou de ser subsecretaria para virar secretaria, e na autorização para que o prefeito fizesse remanejamento de recursos”, disse Luis Cláudio.

O principal objetivo do Projeto de Mandiocultura é aumentar a produção de 10 toneladas por hectare para pelo menos 25. Isso será possível com o uso de variedades modificadas, correção do solo e assistência técnica. Por isso se faz tão importante a parceria com Embrapa e Emater.

Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente da Emater, José de Arimatéia, o gerente regional, Hilton Neves, o Coordenador de Agricultura Familiar da Seagri, Victor Paiva, o representante da Embrapa, Francisco Chagas, o presidente da Central de Associações de Produtores Rurais de Porto Velho, Pedro Bordallo, o Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Rural (CEDRS), José Neves Sobrinho, o presidente do Banco do Povo, Manoel Serra e o gerente de crédito rural do Basa Diego Brito.

Na ocasião, Diego Brito explicou aos presentes uma série de procedimentos para se ter acesso a crédito agrícola dentro do programa Agricultura Familiar, um dos pontos fundamentais para que o Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca em Porto Velho tenha sucesso.

Comdecom

Compartilhe nas redes:

SEMAGRIC - Lançamento do Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca reúne mais de 300 produtores

13/Jul/2019 - 10:40


Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI