www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

INICIATIVA
Semusa realiza pit stop e palestra em ação de combate a tuberculose

25/Mar/2019 - 14:45

A atividade foi realizada em alusão ao dia mundial de combate a doença

Em alusão ao ‘Dia Mundial de Combate à Tuberculose’, celebrado neste último domingo (24/3), a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) realizou diversas atividades educativas para orientar a população sobre a doença. As ações foram desenvolvidas pela Coordenação Municipal do Programa de Prevenção a Tuberculose.

Na última sexta-feira (22/3), aconteceu uma palestra no Centro de Especialidades Médicas, com a médica Patrícia Guedes, para tirar dúvidas sobre a doença, locais de tratamento, sintomas e outras informações.

Nesta segunda-feira (25/3), foi realizado pit stop com o objetivo de conscientizar a sociedade quanto aos riscos da doença. A ação aconteceu na esquina da Av. Jorge Teixeira com 7 de Setembro.

O trabalho foi desenvolvido pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde e Atenção Básica da Semusa, com agentes comunitários da UBS Agenor de Carvalho, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran).

O tratamento da tuberculose é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde do município. “É importante lembrar que a doença tem cura e que o doente em tratamento pode levar uma vida normal”, enfatizou a coordenadora, Nilda Oliveira.

Sintomas e tratamento

A tuberculose é uma doença transmissível que acomete principalmente o pulmão. Os principais sintomas são: comprometimento do estado geral, tosse seca, emagrecimento, febre baixa e falta de apetite.

Comdecom

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI