Campanha incluiu vacinação, combate a mosquitos e testes rápidos de hepatite e HIV
A Semusa (Secretaria Municipal de Saúde) realizou entre os dias 13 a 17 uma operação de vigilância e atenção básica em saúde no distrito de Nazaré, na região do Baixo Madeira. Foram 244 atendimentos entre testes rápidos de diagnóstico de doenças como hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação contra febre amarela e combate a mosquitos, com a aplicação de fumacê.
Gerenciada pelo secretário Alexandre Porto, a campanha atendeu determinação do prefeito dr Hildon Chaves, após solicitação da Associação de Moradores do Distrito de Nazaré. O prefeito orientou que as ações atendessem também comunidades vizinhas.
O sucesso da operação deu-se em função da boa vontade das comunidades, mobilizadas por lideranças comunitárias e outros parceiros como escolas, unidade de saúde, etc. “Agradecemos o apoio e a mobilização de todos para o êxito da campanha”, disse a enfermeira Caroline Araújo, coordenadora da equipe da Semusa.
Durante a atuação o pessoal da Semusa realizou restes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV (Aids) e controle de vetores de malária e dengue com aplicação de inseticida residual e especial (fumacê). Houve também eliminação de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zica virus.
A equipe da Divisão de Controle de Zoonoses da Semusa vacinou 164 cães e gatos domésticos, imunizando-os contra a raiva. Contra a leptospirose, foram colocadas iscas de raticida paraninfados para eliminar possíveis roedores contaminados, informou Caroline, responsável pela ação.
Para a presidente da Associação de Moradores, Rozenete Neves, a campanha foi de grande relevância e de interesse de todos os moradores de Nazaré. Além de agradecer à atenção do prefeito dr Hildon, ela afirmou que “todos estão de parabéns pelo trabalho realizado em prol da saúde de nossa comunidade”.
Texto Comdecom|Fotos Semusa