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Rede municipal de ensino de Porto Velho já tem referencial curricular

10/Nov/2016 - 13:02

Em solenidade realizado no Teatro Banzeiro, nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura de Porto Velho apresentou a sociedade o Referencial Curricular do Ensino Fundamental I. São ao todo oito cadernos construídos a partir da necessidade da elaboração de parâmetros que orientem o planejamento, a execução e a avaliação de propostas pedagógicas e curriculares das escolas.

O trabalho é resultado de um processo de discussão feito pelos próprios professores da rede municipal de ensino, técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e representantes do Departamento de Ciências da Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). O trabalho de elaboração do referencial curricular foi iniciado em 2014 e concluído neste ano.

A iniciativa visa evidenciar o processo de aprendizagem do aluno, promovendo seu sucesso, fazendo a escola tomar para si a tarefa de mobilizar os sujeitos e os espaços, a fim de garantir a aprendizagem de todos. A proposta política e educacional está em sintonia com as leis e diretrizes que regem a educação nacional, por meio do Ministério da Educação.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os currículos de Ensino Fundamental devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigidas pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

“O referencial visa atender aos desafios que impõe a prática pedagógica dos professores, onde é preciso olhar de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades, rotinas e fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu retorno e sua organização voltada à regionalidade, sem esquecer a visão de mundo para o aluno”, explicou a secretária-adjunta

da Semed, Jandernoura Alves.

Na avaliação da secretária, o documento permitirá a execução de um processo de ensino/aprendizagem eficaz, onde seja real a produção comum do saber, da liberdade e do diálogo, sem esboçar um ambiente autoritário, silenciador da voz dos envolvidos no contexto educativo, onde almeja-se a diversidade, a fim de proporcionar à rede municipal a excelência na qualidade do ensino.

Texto Comdecom|Fotos Medeiros

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