Encerra nesta sexta-feira, 11, o curso de capacitação que técnicos do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) ministram para 12 servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A capacitação que iniciou na última quarta-feira, 09, acontece no prédio da secretaria.
O projeto “Fortalecimento da Gestão Ambiental na Amazônia” é financiado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia. É uma estratégia que visa a redução sustentável do desmatamento e da degradação florestal na Amazônia.
Carlos Alexandre, do Imazon, explicou que o foco da capacitação é o uso de geotecnologia e monitoramento florestal na Amazônia Legal, nos municípios prioritários para ações de prevenção e controle do desmatamento. Porto Velho é um desses municípios.
Será fornecida também assistência técnica específica municípios para o aprimoramento da gestão ambiental. O projeto se insere nas componentes “Monitoramento e Controle”, “Ordenamento Territorial” e “Desenvolvimento Científico e Tecnológico” do Quadro Lógico do Fundo Amazônia.
O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não-reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal.
Edjales Benício, secretário da Sema, adiantou que a demanda por informação geográfica detalhada para gestão socioambiental de municípios da Amazônia aumentou recentemente com a criação de uma lista de municípios críticos que mais desmatam as florestas da região, instituída pelo Ministério do Meio Ambiente.
“Como a capital de Rondônia está inserido nesta lista, firmamos esse acordo de cooperação técnica com o Imazon, do Pará, para capacitar servidores da Sema na utilização desse novo sistema. Eles terão conhecimento dos softwares que serão utilizados e também saber como usá-los”, disse.
Texto e Foto Comdecom