Nos dias 16 e 17, profissionais da Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME) receberam uma capacitação para o atendimento das gestantes e puérperas, denominada “Manejo Clínico em Aleitamento Materno”. Os temas abordados foram os mais variados: norma brasileira de comercialização de alimentos para lactantes e crianças na primeira infância, manejo direto e aconselhamento na amamentação, os 10 passos para o sucesso da amamentação, cuidados especiais para com a mãe e também do recém-nascido grave ou potencialmente grave. Esta já foi a 5ª turma capacitada.
De acordo com a diretora administrativa da MMME, Maria Alzenir, as equipes capacitadas estão aptas a orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno exclusivo para o crescimento e desenvolvimento de seus filhos. “Para atender esse crescimento na demanda, neste ano tivemos um considerável aumento em nosso quadro de servidores, inclusive com novas categorias de profissionais como fonoaudiólogos. Nós também ampliamos as equipes de médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e alunos das Instituições de ensino superior” esclarece Alzenir.
A Maternidade Municipal de Porto Velho é classificada como Hospital Amigo da Criança (HIAC), instituição que presta um serviço diferenciado, com assistência obstétrica humanizada com base nos protocolos do Ministério da Saúde, e para tanto, faz parte das ações de manutenção do título e continuidade da prestação de uma assistência qualificada, a capacitação de todos os novos servidores em cuidados e orientações sobre amamentação.
Texto e fotos Joéliton Menezes| NIEMSUS/SEMUSA