Foi lançado nesta segunda-feira, 21, pela Prefeitura de Porto velho, o DVD Porto Velho Mais Sustentável, que registra a participação das bandas que participaram do festival homônimo realizado em agosto deste ano, dentro da programação da 4ª Semana Nós Ambiente (Sena), alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Participam do DVD gravado ao vivo no Parque Circuito, local onde ocorreram as apresentações as bandas Macaquiávelicos, Comunidade Manoa, Dub da Lata, Quilomboclada, Par de Sais, Beradelia, Kali, Caribé e F2 Cria do Norte.
Para o secretário da Edjales Benício, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a proposta inovadora para a cidade foi positiva por dois aspectos. O primeiro que foi o fortalecimento de artistas e bandas locais e o segundo, que foi a mensagem voltada a conscientização ambiental.
“Tivemos durante a realização do Festival 'Porto Velho + Sustentável', uma programação diversificada com as apresentações musicais sendo o ponto alto. Os shows iniciaram no Parque da Cidade, com o Forró Ecológico, e terminaram no Parque Circuito com a apresentação das bandas”, lembrou o secretário.
Edjales Benício fez questão de ressaltar o apoio que recebeu de instituições como a Fundação Municipal de Cultura (Funcultural), que ficou responsável por toda a logística dos shows e do Grupo Teatral Disfarça (GTDF), que foi quem executou o projeto elaborado pela Sema, por meio de um Chamamento Público.
“Tanto a Funcultural cono o Disfarça tiveram uma participação fundamental no projeto. Foi uma parceria que deu certo e esperamos que serva de modelo para execução de outros projetos da prefeitura não apenas na esfera ambiental, mas também de outras áreas”, sugeriu.
Rômulo Oliveira, integrante da banda Dub da Lata, uma das participantes do DVD, agradeceu a Sema pela lembrança de inclusão da banda no projeto e parabenizou a prefeitura pelo nível dos shows. “Foram todos shows muitos bons, tanto dos artistas locais como também dos convidados que vieram de fora”, testemunhou.
Amâncio Lima, que participou da abertura do projeto, no show Forró Ecológico, classificou também como sendo válida a iniciativa da Prefeitura de Porto Velho. “Foi uma programação bem elaborada que casou bem a temática explorada no evento com os shows musicais”, frisou.
Ruymar Pereira, que representou a presidente do GTDF na solenidade, classificou o evento como sendo de alto nível e necessário para trabalhar a conscientização da população, no que se refere ao respeito pelo meio ambiente na capital. Ele também lembrou das outras ações desenvolvidas.
“O trabalho que executamos no projeto envolveu, além da música, apresentação de peça teatral nas escolas, exibição de filmes e produção de audiovisual. Trabalhar o lúdico, a música para a conscientização ambiental é muito importante. Daí a importância desse trabalho da prefeitura.”, afirmou.
Texto: Joel Elias | Fotos: Medeiros