O Departamento de Programas Especiais (DPE) através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) dando continuidade as ações do mês de novembro, realizou nesta sexta-feira (25), em sua sede das 8h às 12h, uma atividade denominada Ação em Saúde em alusão ao Dia Mundial do Diabetes e “Novembro Azul”, mês de conscientização dirigida à sociedade, em especial aos homens, com o intuito de fortalecer e intensificar os trabalhos de
conscientização realizados pelas Unidades de Saúde do município de Porto Velho.
Na oportunidade, foram realizados em média 300 atendimentos: testes de glicemia; aferição de pressão arterial; vacinas contra hepatites, antitetânica, febre amarela e testes rápido de HIV, sífilis e hepatites. Os participantes também tiveram orientações sobre atividades físicas, estilo de vida saudável e alimentação saudável.
Odair José Simplício, relata que nos últimos dias não se sentia muito bem, portanto, resolveu verificar como está sua pressão, para sua surpresa estava um pouco alterada. “Não sabia que minha pressão está 160x100, ou seja, um pouco acima do normal, depois desse alerta tenho que procurar ajuda o quanto antes e tentar
normalizar esse problema, saúde é tudo”, enfatiza o servidor. É importante ressaltar que a pressão arterial normal deve ser 120x80.
Para Ivaneide Neves, coordenadora do Hiperdia do município (programa destinado ao acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes) relata que essas atividades têm como objetivo desmistificar e conscientizar que, além do câncer de próstata, o homem também sofre de outras doenças. “Essa ação tem como foco principal todos os colaboradores da Semusa e mostrar através desses testes rápidos que além dos exames preventivos do câncer de próstata, o homem também tem que cuidar do coração, dos rins, colesterol, então, tem toda uma hemodinâmica para se preocupar”, alerta.
Texto e Fotos Joéliton Menezes NIEMSUS/SEMUSA