A Prefeitura de Porto Velho inaugura na próxima sexta-feira, dia 09, às 17h, a Praça Pequeno Vitor Emanuel, que foi praticamente reconstruída no Conjunto Santo Antônio. Uma solenidade com a presença do Prefeito Mauro Nazif marcará a entrega do espaço tão esperado pela população.
O terreno esta localizado entre as Ruas Carlos Mendonça, Getúlio Vargas e Av. Imigrantes e possui área de 6.700.33 m² em situação de declive, com presença de um canal envolto por vegetação nativa em uma de suas faces. O projeto contempla a demolição dos equipamentos existentes (bancos e estrutura não finalizada de brinquedos) e o aproveitamento da arborização.
O ponto inicial para a implantação do projeto foram as árvores de pequeno, médio e grande porte plantadas no terreno, a distância entre a vegetação existente e a quantidade da mesma que originou os canteiros circulares da praça e permitiu que a pista de caminhada fosse implantada no local gerando um sombreamento maior nas atividades físicas ou de lazer.
Novas árvores ainda foram inseridas no projeto com o objetivo de reflorestar a praça. ” Com essa proposta de paisagismo buscamos um espaço mais sombreado e agradável para os dias mais quentes", disse a secretária municipal de projetos e obras especiais, Amélia Afonso.
A inclinação do terreno também foi aproveitada para escoamento da chuva para o canal. O projeto detalhado inclui:
-
Adição de 34 novas árvores e mais de 100 mudas para os jardins, visando aprimorar a estética e melhor aclimatar o local;
-
Bancos em canteiros circulares aproveitando o sombreamento das árvores e mesas para jogos e socialização;
-
Dois parquinhos para atividades infantis, com balanços, labirintos tubulares, gangorras, bancos, escorregadores e escadas, cercados por guarda corpo para maior segurança dos brincantes;
-
Um quarto de quilômetro (226m) de Pista de Caminhada;
-
Equipamentos para atividades físicas (barras fixas e rampas de abdominais);
-
Novas calçadas com rampas e acessibilidades para pessoas com dificuldade de locomoção;
-
Caminhos podotáteis para pessoas com visão reduzida;
-
25 vagas de estacionamento, sendo 15 para motocicletas e 10 para carros, duas delas para portadores de necessidades especiais;
-
Área de convivência com 310m² em formato circular, com três níveis de arquibancadas, para reuniões da comunidade e eventos culturais.
O investimento total está avaliado em mais de R$900 mil reais.
Origem do nome
Vitor Emanuel Rodrigues Cabral era uma menino de 04 anos, conhecido por seu carisma, educação e energia. Vitor era frequentador assíduo da antiga praça existente no Conjunto Santo Antonio. Em 28 de abril de 1989, o menino foi vítima de um acidente doméstico com álcool, onde teve queimaduras em grande parte do corpo, não resistindo e falecendo.
Por iniciativa do vereador Assis dos Anjos, foi criada a Lei nº820, de 06 de junho de 1989, instituindo o nome do equipamento comunitário como Praça Pequeno Vitor Emanuel.
Texto e fotos: Comdecom