A tocha, símbolo máximo dos jogos olímpicos já está em Porto Velho. O avião que trouxe a chama olímpica desembarcou no Aeroporto Internacional Jorge Teixeira por volta das 10h. Cerca de 10 minutos depois o símbolo olímpico pôde ser visto na porta do avião que acabava de ser aberta. Para a alegria das pessoas presentes na pista do aeroporto, condutor desceu a escada da aeronave e fez um breve passeio na pista para mostrar o símbolo olímpico à multidão.
Para muitos, o desembarque foi um momento único e emocionante que ficará registrado para sempre. “Eu, na condição de prefeito e cidadão porto-velhense, sinto-me muito gratificado porque a tocha olímpica é um símbolo mundial desse evento grandioso que representa a congregação dos povos. É a primeira vez que uma olimpíada é realizada na América do Sul e no Brasil. E Porto velho, com a vinda da chama olímpica, sente-se participante das Olimpíadas também”, afirmou o prefeito Mauro Nazif.
O prefeito de Porto Velho, junto com os secretários Geraldo Affonso, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) e Rafael Claros, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) — representando o município — e do vice-governador, Daniel Pereira — representando o Estado de Rondônia — recepcionou a chama olímpica no aeroporto.
No local, a quadrilha junina “Girassol”, fazia apresentação folclórica na festa de recepção montada pela Coordenadoria de Turismo da Semdestur em conjunto com a Fundação de Cultura do Município de Porto Velho (Funcultural). No aeroporto, a permanência da tocha olímpica durou menos de 10 minutos. Após a recepção, o símbolo olímpico foi conduzido em comboio até o barco para ser levado até a comunidade de São Sebastião, do outro lado do Rio Madeira.
Para o secretário Rafael Claros, da Semes, já na recepção no aeroporto foi possível sentir o espírito olímpico que tomou conta da cidade. “Foi um momento de muita emoção em que as pessoas mostram que estão envolvidas com as Olimpíadas que acontece no nosso país. Tenho certeza que a passagem da tocha ficará marcado na história da cidade e registrada na memória de todos nós. É um momento importante para o esporte de Porto Velho”, disse.
Geraldo Affonso, secretário da Semdestur, lembrou da expectativa que gerou a vinda da tocha olímpica a cidade de Porto Velho. Foram certa de oito meses de reuniões, articulações e mobilizações para que nada desse errado. Tudo estudado nos mínimos detalhes. “Sem dúvida a expectativa pela chegada da tocha era muito grande. Agora é só cumprir as determinações que o Comitê Olímpico Nacional nos passou e tenho certeza que teremos uma festa grandiosa”, avaliou.
Texto: Joel Elias | Fotos: Medeiros