A Junta de Serviço Militar de Porto Velho realizou, no último final de semana, a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) para 400 cidadãos nascidos em 1998 e anos anteriores que foram dispensados do serviço militar inicial, por excesso de contingente. O documento foi entre durante solenidade de juramento à Bandeira Nacional, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Francisco Meirelles.
Segundo o secretário da Junta de Serviço Militar de Porto Velho, Júlio Mercado Freitas Filho, o CDI é um documento de suma importância para todo cidadão. Sem ele, o jovem fica impossibilitado de obter título de eleitor e passaporte, assumir convocação de Serviço Público, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, entre outros. “O Alistamento é obrigatório no Brasil. E estes jovens, mesmo dispensados de suas obrigações militares, possuem grande responsabilidade perante a Pátria como cidadãos brasileiros, porque cada um representa o futuro da nação”, observou.
Durante o evento, organizado em parceria com o 1º Tenente Marcus Vinícius José De Paula, Delegado da 1ª Delegacia de Serviço Militar da 31ª Circunscrição de Serviço Militar, além de receberem o importante documento de situação militar, os jovens foram orientados sobre serviço militar obrigatório (alistamento, seleção, convocação e dispensa), cuidados com os documentos de situação militar, obtenção da segunda via, transferência de domicílio, deveres do cidadão com a pátria e formas de ingresso no Exército Brasileiro mediante concurso público, para se tornarem militares profissionais, recebendo também o Guia de Ingresso no Exército para o ano de 2016.
Texto Rebeca Barca |Fotos Junta de Serviço Militar