www.googletagmanager.com Prefeitura de Porto Velho Ir para conteúdo
×
Secretarias

Semusa capacita servidores para integrar consultas entre redes municipal e estadual

19/Fev/2014 - 12:23

CapacitaregulacaoII 800px 01 Com a inauguração da nova Policlínica Oswaldo Cruz (POC) em Porto Velho, os sistemas de marcação de consultas e agendamentos para médicos especialistas serão interligados entre as redes estadual e municipal. Nesta segunda-feira, 17 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) promoveu uma capacitação aos servidores das unidades de saúde municipais no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia (Fatec) para prepará-los tecnicamente sobre o novo esquema de regulação.


“Regulação” é o procedimento de inserção do paciente no sistema eletrônico que possibilita o atendimento de saúde. Em Porto Velho, o acesso dos usuários às consultas de médicos especialistas, como dermatologistas e cardiologistas, era realizada por meio de encaminhamento dos clínicos gerais ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), que complementa a rede municipal. Caso a consulta com o médico do bairro exigisse avaliação de especialista da POC, o paciente era orientado a dirigir-se até lá para providenciar a marcação de nova consulta.


A partir da inauguração da nova POC, os pacientes da rede municipal poderão ser diretamente encaminhados com consulta marcada aos especialistas da rede estadual de média e alta complexidade. A nova dinâmica dará maior agilidade no atendimento, evitando o agravamento de saúde dos usuários, e abrangerá a rede de assistência com o CEM e a POC atendendo a mesma demanda da capital.


A capacitação direcionada a 66 profissionais das unidades de saúde foi viabilizada pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Semusa (DRAC) em parceria com a Gerência de Regulação Estadual (GEREG). Com duração de 8 horas, o treinamento capacita os diretores de unidades de saúde e os chamados “solicitantes”, que são assistentes administrativos especialmente encarregados de trabalhar com a regulação.


CapacitaregulacaoII 800px 02 Segundo Charles Galdino, diretor do DRAC, estão previstas mais 4 capacitações como essa até o fim do ano. Ainda assim, orientações continuadas serão feitas individualmente para garantir que todos os servidores responsáveis estejam habilitados ao novo sistema. “Porto Velho representa aproximadamente 30% da população do Estado de Rondônia, então a demanda por atendimento de saúde especializado é altíssima. A nova dinâmica de marcação de consultas diretamente na Policlínica Oswaldo Cruz significa um grande benefício para a população da capital”, afirmou Charles.


O Secretário Municipal de Saúde, Domingos Fernandes, deu as boas vindas aos servidores e destacou que assim como o Prefeito Mauro Nazif, pretende continuar trabalhando em conjunto com o Estado quando possível, pois quem ganha é a comunidade. Ele ressaltou também que as capacitações prosseguirão em todos os segmentos da Semusa, aprimorando a qualidade dos serviços disponibilizados e favorecendo os servidores em suas atividades técnicas.


Texto e fotos: Collien Rodrigo

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI