A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), por meio da Divisão de Educação para o Trânsito (DET/Semtran), tem desenvolvido cursos de conscientização e qualificação para os usuários do Trânsito. O mais recente foi realizado esta semana para 460 pessoas entre alunos e professores da Escola Degmar Moraes de Souza, em Cujubim Grande, na zona rural do município de Porto Velho.
Joelmir Silva, chefe do DET/Semtran e coordenador do evento, explicou que o conteúdo do curso foi apresentado por meio de palestras e debates, tendo como principal temática a segurança no trânsito. Entre os assuntos destacados, tratou-se sobre álcool e direção, critérios de exigências para a aquisição da habilitação, direção defensiva e outros análogos.
Os trabalhos do DET/Semtran têm sido realizados ao longo deste ano e mais de 20 mil pessoas, especialmente alunos e professores da Rede Municipal de Ensino, têm recebido formação, capacitação e treinamentos com os cursos e oficinas que estão sendo aplicados em diversas localidades do município. Silva informou que o Telefone 0800 647 5100 é disponibilizado a instituições privadas e órgãos públicos que queiram realizar os eventos educativos e que cursos específicos para usuários com necessidades especiais também podem ser aplicados.
No mês de novembro uma dessas oficinas aconteceu com o objetivo de dar treinamento aos usuários dos equipamentos para deficientes visuais. “Nós trabalhamos com eles questões de como desenvolverem habilidade na leitura das mensagens em braile dos semáforos visuais e sobre os tipos de sequência de sons”, informou Silva, esclarecendo também que os equipamentos específicos para deficientes deverão se tornar mais frequentes no trânsito da cidade. Dois semáforos sonoros foram instalados na cidade e outros seis deverão ser igualmente ainda no primeiro semestre de 2014.
Por Renato Menghi | Fotos: Semtran