Foram entregues à população portovelhense na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, novos equipamentos e espaço especializado em Endoscopia Digestiva no Centro de Especialidades Médicas de Porto Velho (CEM). O serviço que antes era acessível apenas na rede estadual agora também é oferecido pela rede municipal, ampliando a assistência à população e melhorando o atendimento na área da saúde.
Para o vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, esse novo serviço oferecido vem oferecer maior celeridade no atendimento a comunidade. “É importante ressaltar o quanto a população tem a ganhar com essa aquisição. Ultimamente os pacientes destinados a este tipo de procedimento aguardam até 3 meses para conseguir uma vaga na rede estadual. Mas agora com o início do exame no CEM o fluxo será dividido, proporcionando agilidade e qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde que tanto necessitam”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Macário Barros, afirmou que em breve haverá a expansão de alguns serviços de saúde na rede municipal. “É a primeira vez que o município disponibiliza esse procedimento, que será realizado no CEM em um trabalho quinzenal com realização de biópsia que vem inerente ao aparelho endoscópico. O objetivo da gestão é também disponibilizar outros exames mais apurados do intestino delgado e grosso, a chamada Colonoscopia”.
O secretário de saúde disse ainda que futuramente ocorrerá a inauguração de mais dois novos centros de saúde, Três Marias e Castanheiras, ambos chegarão para aumentar a rede do Programa Saúde da Família.
O novo espaço compreende duas salas, uma para a realização do exame por profissional gastroenterologista e outra para recuperação e observação do paciente com acompanhamento de técnico de enfermagem. De acordo com Francisca Nery, diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a estimativa é de até 10 atendimentos diários que serão regulados mediante encaminhamento médico das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em casos mais complexos haverá realização de biópsia para análise no laboratório da Faculdade São Lucas.
O procedimento de Endoscopia Digestiva é realizado por meio de um tubo flexível com uma microcâmera que capta imagens do interior do sistema digestório, ajudando a identificar possíveis lesões e auxiliando no diagnóstico e tratamento de doenças como a úlcera gástrica.
A presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Ana Maria Negreiros, elogiou a ação da prefeitura. “A disponibilização desse serviço pelo município é muito importante, devido a alta procura na rede estadual, com a implantação do mesmo a população só tem a ganhar”, completou a vereadora.
Por Collien Rodrigo | Fotos: Júlio Muniz