A Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), prestou contas na última terça-feira, (5), ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. A secretária Josélia Saraiva Moreira, que preside o conselho, apresentou as contas do ano em curso, relativas às ações da administração Roberto Sobrinho no setor agrícola e atividades correlatas. Josélia destacou o trabalho de recuperação e construção de estradas vicinais, num total de 743km, beneficiando a estrada da Bacia Leiteira (26km), ramal Bom Jesus (6km), ramal Asprachac (0,5km), linha 21 de Abril (16,5km), ramal Babaçu (9,5km), ramal do Gavião (4km), ramal ZéVaqueiro (4km), ramal Bom Será (14km), ramal Jericó (2km), Cujubim Grande (9km), ramal Estudante (8km), ramal Amizade (9km), ramal Antonio Saraiva (3km), ramal Oriente (4km), ramal Brasil (10km), ramal Preguiça (13km), ramal Santa Luzia (13km), ramal Arrependido (4km), linha Cujubinzinho (14km), acesso ao projeto de assentamento Joana d’Arc I, II e III (84km);
O Conselho Rural é formado por 26 membros (13 representantes de órgãos públicos e 13 de organizações não governamentais. O ex-secretário municipal de Agricultura, eleito deputado estadual (PT) compareceu à prestação de contas).
Produção
Segundo o relatório, foram distribuídas 1.415 mudas de bananas e 6.750 mudas de açaí, acompanhadas de insumos agrícolas (calcário, fosfato simples, cloreto de potássio e sulfato de amônio). O programa de gradagem e aração com a utilização de tratores agrícolas beneficiou 116 produtores do Vale do Sol, Santa Terezinha, Aliança, Acai e Periquitos. O “Barco da Produção,” uma das formas que o prefeito Roberto Sobrinho encontrou para minimizar a atuação dos chamados atravessadores, faz o transporte das mercadorias dos ribeirinhos, percorrendo uma vez por semana as comunidades de São Miguel, Mutuns, Cujubim, Cujubinzinho, Itacoã, Bom Serazinho, Brasileiro, São Carlos, Primor, terra Caída, Curicacas, Bom Será, Boa Hora, Boa Vitória, Nazaré, Tira-Fogo, Iracema, Santa Catarina, Conceição do Galera, São José da Praia e Papagaios.Enquanto isto, por terra, e com o mesmo objetivo anti-atravessador, dois caminhões transportam os produtos direto para Feira do Produtor na capital, percorrendo as seguintes localidades: União Bandeirantes, linha 101, linha F, Joana d’Arc (linhas 17, 15, 13, 11, 9, 7, 5, 3 e agrovila), ramal São Francisco, linha 105, linha Zé de Brito, Cujubim, Cujubinzinho, linha Amizade, ramal Jorge Alagoas, ramal do Zeca Gordo, Nova Aliança, Aliança, Jamari, Vila Candeias, Itacoã, linha Progresso e agrovila km 13. “Além dos pontos já elencados, foi vital para implantação dos projetos a agilidade com que conseguimos adquirir maquinário agrícola. No mesmo ano, conseguimos a aprovação do projeto, a liberação do recurso e o recebimento das máquinas”, concluiu a secretária. Durante a reunião foi aprovado o planejamento das atividades do setor para 2007, o que em breve será divulgado.