O trabalho da Prefeitura na revitalização da Avenida José Vieira Caúla deve ser concluído até dezembro. As frentes de serviço atuam em dois trechos da via que possui grande fluxo de carros e liga a zona Leste ao Centro da cidade. A empresa contratada para a execução da obra, Adin Engenharia, executou até setembro 70,16%. Sendo que os serviços de drenagem já foram totalmente concluídos. E a ciclovia, calçada (com meio-fio e sarjetas) e canteiro central estão com 80% das obras realizadas.
Segundo, Amélia Afonso, titular da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre), o serviço executado no trecho I, que compreende da Rio Madeira a Guaporé é de 47,40% e no trecho II, da Mamoré a Guaporé de cerca de 84%. “O prazo de conclusão para a nova empresa é o último dia de dezembro deste ano. Mas estamos agilizando para que saia o quanto antes. Até o momento pagamos cerca de um milhão e duzentos mil Reais no primeiro trecho e três milhões no segundo”, explica a secretária.
Amélia Afonso conta que a maior dificuldade da Prefeitura é a falta de colaboração da própria população. “Existem pessoas que fizeram seus muros avançando nos espaços das calçadas. Não respeitaram a Lei de Postura do município. Agora temos que fazer um trabalho de retirada para obtermos o resultado conforme determina o projeto. Vamos derrubar os muros e orientar o lugar que deverá realmente ser feito. Outro fato, é que eles usam o sistema de drenagem de águas da chuva para jogarem os seus esgotos. Quebram as calçadas feitas para fazer essa ligação indevida. Veem uma calçada liberada e avançam inviabilizando a passagem do pedestre. Além disso, existem motoristas que estacionam nas ciclovias, impossibilitando que os ciclistas utilizem as mesmas. E isso tem dificultado o avanço das obras”, desabafa.
Por Rebeca Barca | Fotos Frank Néry