A Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MP/RO), realizou na tarde da última quarta-feira (26), na Câmara Municipal, a última audiência pública para consultar a população sobre o Plano de Mobilidade Urbana da cidade. O próximo passo, de acordo com o secretário de transportes e trânsito (Semtran), Carlos Guttemberg, é elaborar o projeto final com base nas sugestões apresentadas pela comunidade.
Gutemberg informou que o plano foi construído no início da gestão do prefeito Mauro Nazif e já foi amplamente discutido com a população, mas a pedido do MP novas consultas populares foram realizadas. “Já tínhamos feito 16 audiências e agora mais cinco. Essas últimas ocorreram na sede do MP, Colégio Tiradentes e nas zonas Norte, Sul e Leste”, explicou.
O secretário destacou a importância da participação do público durante as audiências, para que o Plano de Mobilidade Urbana possa efetivamente atender as necessidades dos moradores. Ele acrescentou que o prefeito Mauro Nazif prima pela consulta a população antes de implantar qualquer política pública.
Carlos Guttemberg também enalteceu a parceria com o Ministério Público e disse que a implantação do plano será um grande ganho para os moradores da capital de Rondônia. O plano prevê a construção de calçadas com acessibilidade, melhoria no sistema de transporte coletivo, corredores exclusivos para ônibus com piso de concreto, ciclovias e ciclofaixas, construção de três terminais urbanos e de abrigos nas paradas de ônibus, além da readequação do sistema viário da cidade, dentre outras mudanças que vão impactar positivamente a vida de quem mora no Município.
Guttemberg deixa claro que o projeto é o mesmo apresentado em 2013, que prevê investimento de R$ 90 milhões. Na época o Governo Federal sinalizou com a liberação dos recursos, mas não seria via Orçamento Geral da União, o que resultaria na cobrança de juros altíssimos. O prefeito Mauro Nazif achou por bem não endividar o Município e buscar recursos de outras formas para concretizar o projeto.
Por Augusto José | Fotos Frank Nery