A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) implementa projetos relativos a uma nova etapa de suas atuações, que compreende empenhos pela melhoria da rede de iluminação pública do município de Porto Velho. Segundo explicou o diretor-presidente, Gerardo Martins, no início da atual gestão administrativa do município a Emdur estava sucateada e a cidade apresentava cerca de 60% dos pontos de iluminação da rede apagados. “Em 2013, conseguimos sanear administrativamente a empresa e recuperar 5,9 mil pontos apagados. Em 2014 fizemos mais 30 mil intervenções, conseguindo deixar a cidade com uma quantidade superior a 90% da rede pública funcionando adequadamente. Em 2015, já estamos com mais de 3 mil intervenções, porém relativas a atendimentos de rotina, pois já ultrapassamos aquela fase crítica da recuperação”, explicou.
O que Martins chama de trabalhos de rotina, que segundo ele demonstram estar a Emdur agora operando segundo a normalidade esperada, são os atendimentos aos pedidos da população por meio do Telefone 0800 642 6331, e de pedidos de vereadores, secretários, Ministério Público e outros. “Também estamos trabalhando bastante com emergências geradas nesse período de chuvas, em que aumentam muito as oscilações de energia, há quedas de raios, entram muita água nas luminárias enfim, há muitos fatores que prejudicam a rede”, informou.
Projeto de melhoramento da rede
A nova fase dos trabalhos da Emdur inclui o levantamento detalhado da abrangência da rede, para o qual está sendo aberto processo de licitação de contratação de uma prestadora de serviços, que efetuará cadastramento detalhado de todos os pontos da cidade. Inclui também a aquisição de um novo programa de gerenciamento de manutenção e de acompanhamento da rotina dos serviços a serem executados.
Também haverá trocas de luminárias. “Nós tínhamos em estoque oitocentas novas luminárias, mas as utilizamos no Bairro Cohab. Estamos trocando luminárias pequenas, de bocal E-25, por luminárias de maior porte e maior irradiação de luz, que são as E-40. Já foram adquiridas recentemente mais duas mil e estão sendo implantadas em alguns pontos da cidade. Também estamos selecionando empresas que poderão oferecer outras cinco mil luminárias, dentro de um curto prazo”, disse Martins.
Outro caso de trocas de equipamentos refere-se às trocas de braços. Braços de 1,5 ou 2,0 metros estão, em muitos locais, sendo trocados por braços de 3,0 metros. A primeira via a receber esse benefício foi a Campos Sales, entre Sete de Setembro até Jatuarana. Na Avenida Jorge Teixeira muitos pontos receberão lâmpadas de 400 watts e braços de mais de três metros. Além disso, também serão abaixadas mais as luminárias do canteiro central, porque muito altas elas dispersam muito a luz. Com esse serviço a iluminação ficará mais concentrada e a via mais clara.
O projeto de melhoramento da rede inclui ainda implantações de lâmpadas de LED em algumas avenidas e expansão da
rede. O processo de licitação para a aquisição está em fase de conclusão e mil lâmpadas de LED serão colocadas em dez avenidas, tais como Abunã, Sete de Setembro, Pinheiro Machado, Carlos Gomes e outras. Para a expansão da rede Martins explicou que é preciso atender à legislação própria, que regula o distanciamento entre um e outro ponto de iluminação, mas há locais na cidade em que será mesmo necessário inserir novos pontos.
Distritos
O presidente, por fim, esclareceu que quanto aos distritos a Emdur compreende que não pode mais continuar dando suporte a partir da área urbana. Para o caso dos distritos do eixo da BR um caminhão será comprado e uma equipe fixa se instalará numa base em Nova Mutum, de onde poderá sair para atender toda a extensão desse trecho, até os distritos da Ponta do Abunã. Nas regiões ribeirinhas vão continuar as parcerias firmadas com as administrações de distritos, que fornecem os eletricistas enquanto a Emdur proporciona matérias e equipamentos necessários.
Por Renato Menghi | Fotos Arquivo Comdecom