Esta semana todo o corpo de diretores e chefes que compõem a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esteve em reunião para tratar das metas de curto, médio e longo prazo estabelecidas pela atual gestão. Sob o comando do secretário municipal de Saúde, Domingos Sávio, a reunião realizada no Teatro Banzeiros serviu para mostrar o que já foi feito até agora e definir as diretrizes que darão rumo às futuras ações.
Segundo Domingos, a Semusa trabalha hoje com um organograma obsoleto que necessita de renovação para que todas as demandas de responsabilidade da secretaria sejam administradas com mais dinamismo e qualidade de gestão. Por isso a mudança das instalações da sede para um novo prédio está em negociação, o que impactará em uma melhor integração entre os departamentos, divisões e coordenações que compõem a Semusa.
A realocação de servidores também foi um ponto bastante enfatizado pelo Secretário, visto que um grande número de funcionários encontram-se trabalhando em funções secundárias que não correspondem ao contrato original. De acordo com Domingos, o simples retorno do profissional da área da saúde ao seu cargo original abre oportunidades para o encargo de novos contratos específicos que podem ajudar a sanar o déficit de empregados.
Em relação à entrega de obras para a população, o Secretário Domingos Sávio ressaltou que a Semusa tem trabalhado com uma política de tolerância zero. “Toda e qualquer obra pública de saúde só será recebida pela Semusa e entregue à população após avaliação minuciosa do estado físico e jurídico que viabilizem o seu pleno funcionamento tão logo seja realizada a inauguração. Um exemplo disso é o Novo Espaço Mulher, que já estava em pleno funcionamento no mesmo dia em que foi inaugurado há um mês atrás”, destacou Domingos.
O estado de conservação das Unidades de Saúde esteve em pauta durante a reunião, de acordo com o Secretário, este ano começa o trabalho de reestruturação dos postos de saúde que mais precisam de reformas. Inicialmente as unidades Ernandes Índio, Agenor de Carvalho e Pedacinho de Chão receberão os reparos nos próximos meses. Durante a reunião também foi abordada a assistência aos distritos com equipes de saúde da família incluindo médicos estrangeiros vindos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.
Os novos distritos contemplados serão União Bandeirantes, Vista Alegre do Abunã e Extrema. Ao mesmo tempo 13 novos médicos brasileiros serão introduzidos nas Unidades de Saúde da Família da área urbana de Porto Velho para ampliar a rede de atendimento primário realizada nos diversos bairros da cidade. O Secretário destacou ainda que a segurança dos profissionais de saúde e usuários dos terminais de urgência e emergência (UPAs 24h e Pronto Atendimentos) será reforçada com vigilância armada e outras medidas que foram firmadas em reunião com entidades interessadas como Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Sesdec-RO, Conselho Regional de Medicina e Sindicatos.
Ao fim da reunião os chefes e diretores dos departamentos, divisões e unidades de saúde foram orientados a definir as principais necessidades dos seus respectivos setores para que sejam repassadas à Semusa. Até o fim de janeiro as demandas serão organizadas para que sejam atendidas da melhor maneira possível durante o ano de 2014.
Por Collien Rodrigo | Fotos: Semusa